ANÁLISE DA DOENÇA DE ALZHEIMER NO ENSINO TUTORIAL NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA: RELATO DE CASO

Autores

  • Nathalia Viviane Araujo Pinheiro
  • Lillian Monizy Mesquita Carlos
  • Maíra Dias De Oliveira Campos
  • Hericles Correia De Lima
  • Geovan Figueirêdo De Sá-Filho

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/1514

Palavras-chave:

DOENÇA DE ALZHEIMER, IDOSO, SAÚDE

Resumo

Introdução: O Alzheimer é uma doença que acomete principalmente os idosos, e mesmo não possuindo uma fisiopatologia definida, acredita-se que a sua causa pode ser devido à diversos fatores (ambientais, genéticos, fisiológico). Se não diagnosticada precocemente possui um mau prognóstico, tendo como consequência a diminuição da memória, do nível cognitivo e impactando negativamente na qualidade de vida da pessoa afetada. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo entender o processo fisiopatológico, analisando a atuação da equipe de Atenção Básica e do cumprimento da seguridade da pessoa idosa portadora de Alzheimer , com o enfoque na prevenção e tratamento alternativos da doença. Material e métodos: O presente estudo teve como embasamento um relato de caso clínico de uma paciente atendida em uma unidade básica da cidade de Mossoró-RN. Para análise científica utilizou-se artigos encontrados nas bases de dados: Pubmed, Scielo e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). Resultados: A paciente M.C.C.F de 83 anos apresentou perda de memória, confusão, incapacidade de realizar julgamento. A literatura indica que a paciente teve alterações neurológicas significativas, sendo esses sintomas característicos das alterações da proteína Tau, que é responsável pela montagem e estabilidade dos microtúbulos na célula neuronal e pelo transporte axoplasmático. Tendo em vista tais agravamentos, a necessidade de intervenção precoce nesse quadro é importante para o cuidado com o indivíduo na terceira idade. O Ministério da Saúde garante consultas, visitas domiciliares, tratamento com equipe multiprofissional, orientações aos familiares e medicamentos aos idosos portadores da doença de Alzheimer. Neste contexto, a presença do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), garantiu a atenção multiprofissional necessitada pelos idosos com Alzheimer, com estratégias e ações para assegurar uma melhor atenção à saúde do idoso. Conclusão: Diante da análise do caso, foi perceptível a conduta profissional embasada em protocolos comprovados para avaliação e cuidado do idoso, onde a atuação precoce foi imprescindível no tratamento desta patologia, impactando positivamente na qualidade de vida da paciente.

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Pinheiro, N. V. A. ., Carlos, L. M. M. ., Campos, M. D. D. O. ., Lima, H. C. D., & Sá-Filho, G. F. D. . (2021). ANÁLISE DA DOENÇA DE ALZHEIMER NO ENSINO TUTORIAL NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA: RELATO DE CASO. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(3), 102. https://doi.org/10.51161/rems/1514

Edição

Seção

II Congresso Brasileiro de Saúde On-line

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