ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NA REDUÇÃO DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA USF URBIS VI: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA
Autores
João Victor Silva Souza
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Jonatas Souza Pinto Porto
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Carla Mirela Brito Borges
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Pedro Victor Oliveira Rocha Nascimento
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Leila Silva Meira
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Introdução: As doenças respiratórias (DR), infecciosas ou não, instalam-se tanto em vias aéreas superiores quanto em inferiores. Crianças menores de cinco anos de idade têm maior susceptibilidade, isto devido a aspectos anatômicos, fisiológicos e imunológicos. No Brasil, as DR causam 22,3% de todas as mortes entre crianças de até 4 anos de idade, bem como até 50% das crianças procuram assistência médica por sintomas respiratórios. Objetivo: Descrever um relato de experiência sobre a atuação de um grupo de estudantes de medicina na redução das DR em crianças menores de 5 anos na área adscrita pela equipe 2 da Unidade de Saúde da Família Urbis VI de Vitória da Conquista, Bahia. Metodologia: Realizou-se plano estratégico situacional com priorização do tema pela comunidade local mediante oficina, sendo que, todas as ações desenvolvidas no período de 25 de setembro de 2018 a 12 de fevereiro de 2019 foram organizadas numa planilha operativa, na qual culminou-se nas seguintes ações: apresentação e distribuição de cartilha de cuidados; encontros de Crescimento e Desenvolvimento (CD) e Grupo de Gestantes; e capacitação de toda a Equipe 2 ministrada por uma médica pediatra. Resultados: Em duas creches, com as crianças, realizou-se atividade teatral lúdica buscando sensibiliza-las quanto aos cuidados básicos de prevenção às DR. Com seus cuidadores/pais foi apresentada uma cartilha de cuidados, abordando medidas ambientais na prevenção destas patologias e a identificação dos principais sinais de alerta apresentados pelas crianças. Com o grupo de CD realizou-se busca ativa na caderneta de vacinação das crianças e encaminhamento daqueles com vacinas atrasadas. No grupo de gestantes, realizou-se apresentação da Cartilha, destacando a importância da amamentação como medida preventiva para DR. Por fim, a capacitação com a equipe buscou aprimorar seus conhecimentos acerca das DR, desenvolvida de modo participativo por meio de troca de experiências. Conclusão: As DR são um dos desafios enfrentados pela saúde pública e atuar na redução das estatísticas faz-se necessário. Assim, empreendendo ações de promoção, prevenção e proteção à saúde, a nível da Atenção Básica, a porta de entrada dos usuários aos serviços de saúde, reduzirá os índices de hospitalizações, trazendo benefícios a toda uma comunidade.
Publicado
2021-07-28
Como Citar
Souza, J. V. S. ., Porto, J. S. P. ., Borges, C. M. B. ., Nascimento, P. V. O. R. ., & Meira, L. S. . (2021). ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NA REDUÇÃO DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA USF URBIS VI: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(3), 24. https://doi.org/10.51161/rems/1426