EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA COMUNIDADE LEIGA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/1420Palavras-chave:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ESTUDANTES DE ENFERMAGEM, PRIMEIROS SOCORROS, SERVIÇOS MÉDICOS DE EMERGÊNCIAResumo
Introdução: Ensinar primeiros socorros para população é uma prática de educação em saúde essencial, uma vez que prepara as pessoas leigas para agirem em situações de urgência e emergência, minimizando as complicações e aumentando as chances de sobrevida. Além disso, o intercâmbio entre acadêmicos da área da saúde e profissionais do serviço fortalece a troca de experiências e articulação da teoria com a prática na capacitação da comunidade frente às enfermidades de natureza clínica ou traumática. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na educação em saúde sobre primeiros socorros junto de profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar. Material e métodos: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem de uma universidade do interior do Ceará, realizada nos dias 13 e 14 de novembro de 2020 em um shopping center na cidade de Juazeiro do Norte-CE. A atividade de educação em saúde ocorreu concomitante à uma exposição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no estabelecimento voltada para à população leiga. Os acadêmicos e profissionais fizeram demonstrações de práticas de primeiros socorros em casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) e parada cardiorrespiratória (PCR) em todas as faixas etárias, utilizando manequins adequados. Resultados: Inicialmente foi feito a captação das pessoas que frequentavam o shopping nos dias da mostra, realizando orientações e demonstrações práticas, considerando o conhecimento prévio dos participantes. Em seguida, as pessoas eram convidadas a realizarem o atendimento em situações problema de casos de OVACE e PCR. Identificou-se entre os relatos que as dúvidas mais frequentes da população eram referentes a engasgo em lactentes. Ao final da mostra, realizou-se uma simulação realística no estacionamento com acadêmicos junto ao corpo de bombeiros e profissionais do SAMU aberto ao público em geral. Conclusão: A parceria entre os acadêmicos de enfermagem e os profissionais do SAMU foi imprescindível para a aprendizagem, proporcionando um enriquecimento teórico-prático sobre as práticas de atendimento pré-hospitalar. A educação em saúde possibilita o aluno desempenhar seu papel social, proporcionando às pessoas informações e conhecimentos sobre o cuidado com a saúde sobretudo de forma preventiva.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo desta revista foi migrado para https://editoraintegrar.com.br