EFEITO ANTIMICROBIANO DE COMPOSTOS TRIAZÓLICOS EM CEPAS DE Staphylococcus aureus ISOLADAS DE CASOS DE MASTITE EM BOVINOS.

Autores

  • Eduarda Socovoski Gnoatto
  • Vitoria Karolini Betim Fieldkircher Caus
  • Cristian Ferreira Corona
  • Letiére Cabreira Soares
  • Dalila Moter Benvegnú

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/1198

Palavras-chave:

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA, GLÂNDULA MAMÁRIA, PECUÁRIA, RESISTÊNCIA MICROBIANA, TRIAZOL

Resumo

Introdução: A mastite bovina é a principal enfermidade da indústria leiteira mundial, a qual desencadeia um processo inflamatório na glândula mamária de bovinos. Esta doença é causada principalmente por bactérias, que predominam devido às más condições higiênico-sanitárias no ambiente e péssimas condições de saúde dos animais. O uso indiscriminado de antibióticos em rebanhos leiteiros tem gerado aumento da resistência bacteriana, dificultando o tratamento dessa doença, o que por sua vez acaba prejudicando o bem-estar do animal e a qualidade do leite produzido. E, dentre as diversas bactérias pode ser citado o Staphylococcus aureus, que se destaca devido á sua resistência. À vista disso, pesquisas têm buscado alternativas para tratamento desta doença, os quais não acarretem mais resistência bacteriana. Um exemplo disto é a utilização de compostos triazólicos e seus derivados, que se destacam na área de química medicinal e podem ser usados para a síntese de vários compostos heterocíclicos com diferentes atividades biológicas como: antiviral, antibacteriana, antifúngica e antituberculose. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura sobre ação antimicrobiana de compostos triazólicos sobre S. aureus. Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica no banco de dados Scholar Google no qual foram selecionados trabalhos entre os anos de 2008 e 2020 com um nº de 16, cujos termos utilizados foram: "triazol", "antimicrobial" e "S. aureus". Resultado: Os métodos mais utilizados para avaliação da atividade antimicrobiana foram Difusão em poço e Concentração Inibitória Mínima. Os compostos derivados de triazol, em todos os estudos apresentaram efeito antimicrobiano significativo em relação às cepas de S. aureus. Alguns trabalhos relataram que geralmente a presença de qualquer substituinte no anel benzeno presente no composto levou ao aumento da atividade antimicrobiana frente a todas as cepas bacterianas testadas. Além disso, foi demonstrado que a presença de átomos ou grupos que retiram ou doam elétrons nas posições orto ou para em relação à fenila ligada ao triazol é capaz de aumentar a atividade antibacteriana desses compostos. Conclusão: Por meio da revisão bibliográfica deste estudo, observou-se que os compostos derivados de triazol têm sido relatados por apresentarem notável efeito antimicrobiano em cepas de S. aureus.

Publicado

2021-06-12

Como Citar

Gnoatto, E. S. ., Caus, V. K. B. F. ., Corona, C. F., Soares, L. C., & Benvegnú, D. M. . (2021). EFEITO ANTIMICROBIANO DE COMPOSTOS TRIAZÓLICOS EM CEPAS DE Staphylococcus aureus ISOLADAS DE CASOS DE MASTITE EM BOVINOS. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(2), 41. https://doi.org/10.51161/rems/1198

Edição

Seção

Anais do I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)