AVALIAÇÃO POSTURAL DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL NA POSIÇÃO SENTADA
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/1142Palavras-chave:
Avaliação Postural, Equilíbrio, Paralisia CerebralResumo
INTRODUÇÃO : A Paralisia Cerebral é um distúrbio caracterizado por comprometimento motor e postural, resultantes de lesões durante o parto ou durante os primeiros 2 anos de vida, que causam danos permanentes e não progressivos que afetam significativamente a postura sentada e o controle postural. Esses comprometimento acarretam em dificuldades de compensar inabilidades do sentar independente, consequentemente a criança não consegue diminuir a pressão, não apresenta suporte postural e não desenvolve as funções corporais, não conseguindo prevenir e controlar as deformidades. OBJETIVO : Este trabalho tem por objetivo entender como é realizada a avaliação postural de crianças com Paralisia Cerebral. MATERIAL E MÉTODOS : Trata-se de uma revisão bibliográfica, realizada através de pesquisas de artigos publicados em bases de dados indexados nos idiomas português e inglês, com os seguintes descritores : "avaliação postural ", " crianças ", "equilíbrio ", "paralisia cerebral " e "posição sentada ". Os critérios de inclusão foram: artigos publicados entre 2015 A 2020. Os critérios de exclusão foram : estudos que foram realizados com crianças menores de dois anos de idade ou adultos, teses, dissertações, artigos de revisão, etc. RESULTADOS : Foram encontrados 31 artigos dos quais apenas 3 realizaram a avaliação do equilíbrio postural na posição sentada. Apesar de encontrarmos somente três estudos avaliando crianças na posição sentada foi demonstrado que as crianças que apresentam desenvolvimento típico têm melhor controle postural, quando comparadas a crianças com PC que podem promover seu equilíbrio baseados em intervenções específicas, até mesmo através do uso de plataformas de força. Estudos indicam que as alterações no sistema musculoesquelético como, deformidades articulares, encurtamentos , espasticidade, e o desequilíbrio muscular são capazes de interferir no controle postural de crianças com PC. CONCLUSÃO : A partir destas reflexões houve a constatação de que a dificuldade de manutenção do equilíbrio nesses indivíduos, proporcionando intervenções e tratamentos mais eficazes, adequando ou aprimorando o desempenho motor, postural e a qualidade de vida das crianças com PC.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.