DIFICULDADES E DESAFIOS ENCONTRADOS POR ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA EAD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/937Palavras-chave:
Burocracias, EaD, Formação Inicial Docente, Indisciplina dos alunosResumo
Introdução: a presente pesquisa trata dos principais desafios encontrados por estudantes de licenciatura ao realizarem as etapas mais importantes em um Curso de Licenciatura que são os Estágios Supervisionados. Este estudo foi realizado com Acadêmicos do curso de Licenciatura em Biologia dos quatro Polos da Educação à Distância (EaD) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no qual o Curso é ofertado, sendo estes localizados nos seguintes Polos: Araguaína, Arraias, Gurupi e Porto Nacional. Objetivo: evidenciar as principais dificuldades que os estagiários do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Tocantins da Educação à Distância enfrentaram durante a realização dos Estágios Supervisionados. Material e métodos: foi aplicado um questionário por meio da ferramenta tecnológica Google Forms e contou com um total de 31 participantes de todos os Polos. Os dados foram analisados por meio da metodologia qualitativa descritiva. Resultados: foram relatados muita burocracia para conseguirem as assinaturas nos formulários de documentação de Estágios, burocracia desnecessária no acesso aos documentos das escolas campo de Estágios que são necessários para a produção dos Relatórios finais, indisciplina de alunos no Ensino Fundamental e Médio, falta de recursos didático-pedagógicos e dificuldade de acompanhamento pelo Supervisor de Estágio que tinha que atender Acadêmicos em várias cidades. Conclusão: a universidade e as escolas devem buscar meios de informatizar os formulários e documentos necessários para o bom andamento dos Estágios, na formação inicial para os licenciandos deve haver abordagens que contemplem orientações de como os acadêmicos devem agir para terem domínio de turma, há a necessidade de ter disciplina, oficinas, ou outros meios que capacitem os docentes em formação inicial a produzirem recursos didáticos e há também a necessidade de auxílio financeiro para o deslocamento do professor de Estágio Supervisionado para que ele possa fazer visita in loco nos Estágios em todas as cidades.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.