RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EVASÃO ESCOLAR NAS GRADUAÇÕES DE PEDAGOGIA E BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DE DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/879Palavras-chave:
Fracasso escolar, Formação de professores, redução da evasão na EaDResumo
Introdução: Na última década tem crescido no Brasil a oferta de cursos superiores de Licenciatura públicos gratuitos na modalidade Educação à Distância (EaD) para a democratização do acesso ao ensino superior da população em geral e qualificação de professores da Educação Básica. Um dos principais problemas dessa modalidade é a evasão que tem uma multiplicidade de fatores que contribuem para esse fracasso escolar. Objetivo: descrever nossas concepções sobre as principais causas da evasão escolar na graduação de Licenciatura em Pedagogia e Biologia da EaD de duas Universidades Federais. Resultados: Podemos afirmar que as evasões acontecem porque os acadêmicos não tem domínio de Informática Básica, por não terem condição financeira de comprar computador e ter internet de qualidade em casa, por não terem se identificado com o curso, por terem passado em seleção para fazer outro curso e faltar tempo para conciliar dois cursos superiores, pela desmotivação de baixos salários para professores e desvalorização social, pela não adaptação em estudar de forma autônoma, por mudarem de cidade ou Estado para longe do Polo de Apoio Presencial, por não conseguirem conciliar o trabalho com o tempo necessário de dedicação aos estudos, por não terem condição financeira de custear passagens e alimentação e por motivo de doença. Conclusão: Para combater a evasão sugerimos a oferta de uma capacitação em Informática Básica para os acadêmicos que não tem domínio sobre as TICs na Educação, bem como implementação de políticas públicas de democratização para a permanência como o acesso à internet gratuita e de qualidade para graduandos de baixa renda e bolsa de estudo para custear despesas relacionadas a graduação, é necessário também orientações sobre como estudar de forma autônoma nos primeiros encontros e primeiras disciplinas e, por fim, os profissionais da Educação da EaD devem motivar os acadêmicos a concluírem seus cursos de graduação.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.