LETRAMENTO DIGITAL: CAMINHO PARA INCLUSÃO E PERMANÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/919Palavras-chave:
Educação a Distância, Inclusão, Letramento Digital, Permanência, RetençãoResumo
Introdução: Esse trabalho apresenta relato de experiência em cursos de graduação EAD utilizando letramento digital. Considera-se que o letramento digital, além de melhorar o aproveitamento do curso, contribui para o estudante sentir-se pertencente ao grupo, potencializando a comunicação e o melhor manuseio e exploração dos materiais e recursos disponíveis com eficiência e consciência sobre sua finalidade e função. Letramento é um verbete ainda em construção e é um fenômeno plural. Essa leitura nos levou a buscar por teóricos que viessem ao encontro dessa afirmação e nos instigou a aprofundar nossos conhecimentos. Foram encontrados autores que nos ajudam a compreender e explicar práticas de letramento digital que vivenciamos na educação a distância e que nos fez debruçar sobre esse processo. Objetivo: Descrever a prática vivenciada de letramento digital no Cesmac EAD. Material e métodos: Estudo descritivo, tipo relato de experiência. Os participantes foram ingressantes nos cursos de graduação EAD do ano 2020 que foram convidados a acessarem a sala de “Ambientação”. Nesse momento, iniciou-se o trabalho de letramento digital e acolhida dos novos estudantes, com temáticas instigantes e importantes para que fossem inseridos na EAD, como: “Você sabe estudar?”; “Hábitos de estudos e fluência digital”; “Mapas mentais”; entre outros. Resultados: 100% dos estudantes participantes da “Ambientação” apresentaram maior autonomia e segurança no uso da plataforma e seus recursos, comparados aos que não aderiram a esse momento; foram alunos mais participativos e comunicativos e tenderam a permanecer no curso, visto que, entre as causas de evasão, sinaliza-se não saber utilizar as ferramentas. Conclusão: letramento digital contribui para a inclusão do estudante no ambiente virtual de aprendizagem, proporciona o protagonismo e, consequentemente a sua permanência no curso.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.