LETRAMENTO DIGITAL: CAMINHO PARA INCLUSÃO E PERMANÊNCIA

Autores

  • Dyjalma Antonio Bassoli
  • Edileine Vieira Machado
  • Patrícia Virgínia Oliveira
  • Bruna Barbosa Diniz
  • Weider Alberto Costa Santos

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/919

Palavras-chave:

Educação a Distância, Inclusão, Letramento Digital, Permanência, Retenção

Resumo

Introdução: Esse trabalho apresenta relato de experiência em cursos de graduação EAD utilizando letramento digital. Considera-se que o letramento digital, além de melhorar o aproveitamento do curso, contribui para o estudante sentir-se pertencente ao grupo, potencializando a comunicação e o melhor manuseio e exploração dos materiais e recursos disponíveis com eficiência e consciência sobre sua finalidade e função. Letramento é um verbete ainda em construção e é um fenômeno plural. Essa leitura nos levou a buscar por teóricos que viessem ao encontro dessa afirmação e nos instigou a aprofundar nossos conhecimentos. Foram encontrados autores que nos ajudam a compreender e explicar práticas de letramento digital que vivenciamos na educação a distância e que nos fez debruçar sobre esse processo. Objetivo: Descrever a prática vivenciada de letramento digital no Cesmac EAD. Material e métodos: Estudo descritivo, tipo relato de experiência. Os participantes foram ingressantes nos cursos de graduação EAD do ano 2020 que foram convidados a acessarem a sala de “Ambientação”. Nesse momento, iniciou-se o trabalho de letramento digital e acolhida dos novos estudantes, com temáticas instigantes e importantes para que fossem inseridos na EAD, como: “Você sabe estudar?”; “Hábitos de estudos e fluência digital”; “Mapas mentais”; entre outros. Resultados: 100% dos estudantes participantes da “Ambientação” apresentaram maior autonomia e segurança no uso da plataforma e seus recursos, comparados aos que não aderiram a esse momento; foram alunos mais participativos e comunicativos e tenderam a permanecer no curso, visto que, entre as causas de evasão, sinaliza-se não saber utilizar as ferramentas. Conclusão: letramento digital contribui para a inclusão do estudante no ambiente virtual de aprendizagem, proporciona o protagonismo e, consequentemente a sua permanência no curso.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Bassoli, D. A., Machado, E. V., Oliveira, P. V., Diniz, B. B., & Santos, W. A. C. (2021). LETRAMENTO DIGITAL: CAMINHO PARA INCLUSÃO E PERMANÊNCIA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 40. https://doi.org/10.51189/rema/919

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)