RESSIGNIFICAÇÃO DO DESIGN PEDAGÓGICO EM DISCIPLINAS ON-LINE: CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA PARA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/925Palavras-chave:
Educação a distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Disciplinas on-line, Tecnologias digitais da informação e comunicaçãoResumo
Introdução: O estudo em questão trata da construção metodológica e do design pedagógico do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em disciplinas on-line (DOL) do Centro Universitário Cesmac em Maceió – AL, motivada por uma suposta mundialização à prática pedagógica, de onipresença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), confluências significativas nas relações sociais e materiais e por uma educação mediada por TDIC, capaz de entregar experiências de aprendizagem organizadas em trilhas estruturadas a propiciar um ambiente de interação e progressista. Objetivo: O objetivo geral foi descrever a experiência de ressignificação do design pedagógico em DOL desde construção metodológica enquanto possibilidade distante de uma perspectiva essencialmente instrucional. Material e métodos: Em aspecto metodológico, o estudo de natureza qualitativa e abordagem em teoria fundamentada foi vivenciado entre o segundo semestre de 2019 e início do primeiro semestre de 2021. Desde análise comparativa entre os AVA de 2019 e 2021 em um contexto com, aproximadamente, 120 disciplinas de graduação, 60 professores, 30 coordenadores e 12 profissionais técnicos-pedagógico envolvidos, foi possível refletir sobre os impactos de uma construção metodológica e do design pedagógico do AVA institucional. Resultados: Foi possível abstrair que a ressignificação se efetivou com a reestruturação do AVA, institucionalização do planejamento prévio, estabelecimento de avaliações constantes com professores e estudantes, propostas de atividades em perspectiva progressiva e ativa e dialética entre teoria e prática. Conclusão: A experiência permitiu confluir que o espectro instrumentalista pode ser superado quando o design pedagógico está alinhado com ação pragmática, enquanto planejamento das ações e práticas pedagógicas, e dialógica entre abordagem metodológica e interface como possibilidade para além do repositório de conteúdos e tarefas. Além disso, o entendimento das TDIC enquanto instrumentos culturais podem contribuir com a disrupção entre o senso comum pejorativo em relação a educação a distância (EAD) quando integrado à apropriação metodológica que permita autorias e interação para possíveis saltos qualitativos aos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.