RESSIGNIFICAÇÃO DO DESIGN PEDAGÓGICO EM DISCIPLINAS ON-LINE: CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA PARA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Weider Alberto Costa Santos
  • Dyjalma Antonio Bassoli
  • Bruna Barbosa Diniz
  • Edileine Vieira Machado da Silva
  • Patrícia Virgínia Torres de Albuquerque Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/925

Palavras-chave:

Educação a distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Disciplinas on-line, Tecnologias digitais da informação e comunicação

Resumo

Introdução: O estudo em questão trata da construção metodológica e do design pedagógico do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em disciplinas on-line (DOL) do Centro Universitário Cesmac em Maceió – AL, motivada por uma suposta mundialização à prática pedagógica, de onipresença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), confluências significativas nas relações sociais e materiais e por uma educação mediada por TDIC, capaz de entregar experiências de aprendizagem organizadas em trilhas estruturadas a propiciar um ambiente de interação e progressista. Objetivo: O objetivo geral foi descrever a experiência de ressignificação do design pedagógico em DOL desde construção metodológica enquanto possibilidade distante de uma perspectiva essencialmente instrucional. Material e métodos: Em aspecto metodológico, o estudo de natureza qualitativa e abordagem em teoria fundamentada foi vivenciado entre o segundo semestre de 2019 e início do primeiro semestre de 2021. Desde análise comparativa entre os AVA de 2019 e 2021 em um contexto com, aproximadamente, 120 disciplinas de graduação, 60 professores, 30 coordenadores e 12 profissionais técnicos-pedagógico envolvidos, foi possível refletir sobre os impactos de uma construção metodológica e do design pedagógico do AVA institucional. Resultados: Foi possível abstrair que a ressignificação se efetivou com a reestruturação do AVA, institucionalização do planejamento prévio, estabelecimento de avaliações constantes com professores e estudantes, propostas de atividades em perspectiva progressiva e ativa e dialética entre teoria e prática. Conclusão: A experiência permitiu confluir que o espectro instrumentalista pode ser superado quando o design pedagógico está alinhado com ação pragmática, enquanto planejamento das ações e práticas pedagógicas, e dialógica entre abordagem metodológica e interface como possibilidade para além do repositório de conteúdos e tarefas. Além disso, o entendimento das TDIC enquanto instrumentos culturais podem contribuir com a disrupção entre o senso comum pejorativo em relação a educação a distância (EAD) quando integrado à apropriação metodológica que permita autorias e interação para possíveis saltos qualitativos aos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Publicado

2021-04-13

Como Citar

Santos, W. A. C., Bassoli, D. A., Diniz, B. . B., da Silva, E. V. M. ., & Oliveira, P. V. T. . de A. (2021). RESSIGNIFICAÇÃO DO DESIGN PEDAGÓGICO EM DISCIPLINAS ON-LINE: CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA PARA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 42. https://doi.org/10.51189/rema/925

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line

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