ESTUDANTES NATIVOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PERFIL DE APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIA DIGITAL

Autores

  • Lucas Pinheiro Simões
  • José Carlos Ferreira Souza
  • Fernanda Reis Cintra

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/882

Palavras-chave:

Aprendizagem, Competência Digital, Nativo Digital

Resumo

Introdução: O presente trabalho trata-se de uma parcial de pesquisa de iniciação científica iniciada em 2020 e que têm como objetivo mapear o perfil tecnológico e o nível de competência digital de estudantes ingressantes de dois cursos técnicos integrados de uma instituição de ensino federal. Este resumo descreverá os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa bibliográfica realizada para a conceituação do perfil da amostra investigada. Objetivo: Revisar na literatura especializada as principais contribuições sobre o perfil de aprendizagem e o desenvolvimento da competência digital de estudantes nativos digitais. Material e métodos: A pesquisa bibliográfica incluiu o levantamento de artigos em língua portuguesa em três bancos de dados especializados: Google Acadêmico, SciELO e Portal de Periódicos da CAPES. A busca booleana dos descritores "competência digital", "aprendizagem" e "nativo digital" nesses portais indicou a existência de uma literatura mais substancial em língua espanhola. Dessa forma, agregou-se ao estudo a base de dados da Fundação Dialnet. Foram selecionados os dez artigos mais próximos ao contexto da investigação. Resultados: Os textos selecionados arrazoaram sobre a forma como os nativos digitais pensam e processam as informações de modo diferente das gerações pré-digitais, bem como manejam ferramentas tecnológicas de forma mais intuitiva e fluida que seus predecessores. Entretanto, para alguns pesquisadores, essa familiaridade não é suficiente para afirmar que os nativos digitais fazem um uso competente dessas tecnologias. Nesse contexto influenciam diversos fatores, tais como a facilidade de acesso, o tempo de exposição e a motivação para o uso desses recursos. Conclusão: Nativos digitais possuem uma maior inclinação às tecnologias, mas ainda necessitam de parâmetros para aprender a apropriar-se desses recursos de forma mais competente e consciente. Cabe à instituição escolar adaptar-se e converter-se nesse espaço de estimulo e reflexão.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Simões, L. P., Souza, J. C. F., & Cintra, F. R. (2021). ESTUDANTES NATIVOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PERFIL DE APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIA DIGITAL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 3. https://doi.org/10.51189/rema/882

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line