QUADRO EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA A COMPETÊNCIA DIGITAL: ELEMENTOS PARA A SUA COMPREENSÃO E UTILIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1133Palavras-chave:
Competência digital, DigComp, Letramento digitalResumo
Introdução: Este resumo trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre as áreas de competência digital definidas na primeira dimensão do quadro europeu de competência digital, DigComp. Em meio a era da tecnologia faz-se necessário o incentivo do desenvolvimento da competência digital para a utilização dos recursos disponíveis de maneira mais crítica e consciente. Objetivo: Revisar a partir da literatura especializada as principais contribuições do DigComp na identificação de áreas específicas para o desenvolvimento da competência digital. Material e métodos: A pesquisa bibliográfica incluiu o levantamento de artigos em bancos de dados especializados a partir da busca dos descritores “Competência digital”, “Letramento digital” e “DigComp”. Após análise, foram selecionadas algumas publicações para o aprofundamento do estudo. Resultados: Grande parte dos indivíduos ainda necessita desenvolver a competência digital para utilizar as novas tecnologias de maneira adequada. Dessa forma, a comissão europeia elaborou um quadro europeu de referência que enumera oito níveis de proficiência a serem desenvolvidos ao longo da vida. O documento é dividido em cinco dimensões e a primeira, denominada "Áreas de competência identificadas como parte da competência digital", estabelece cinco áreas para a competência digital. São elas: “Literacia de informação e de dados”, “Comunicação e colaboração”, “Criação de conteúdo digital”, “Segurança” e “Resolução de problemas”. As três primeiras podem ser encontradas em atividades e utilizações mais específicas, como a programação, ao passo que as duas últimas são mais transversais e se aplicam a qualquer tipo de atividade que se realize nos meios digitais. Conclusão: A competência digital faz-se imprescindível no cenário contemporâneo. As instituições de ensino, como formadoras, podem fomentar o seu desenvolvimento de forma transversal dentro do currículo escolar, utilizando as cinco áreas estabelecidas pelo DigComp como parâmetro para o desenvolvimento da competência digital de seu corpo discente, seja no ensino presencial ou no ensino a distância.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.