QUADRO EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA A COMPETÊNCIA DIGITAL: ELEMENTOS PARA A SUA COMPREENSÃO E UTILIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DIGITAL

Autores

  • Lucas Pinheiro Simões
  • José Carlos Ferreira Souza
  • Fernanda Reis

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1133

Palavras-chave:

Competência digital, DigComp, Letramento digital

Resumo

Introdução: Este resumo trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre as áreas de competência digital definidas na primeira dimensão do quadro europeu de competência digital, DigComp. Em meio a era da tecnologia faz-se necessário o incentivo do desenvolvimento da competência digital para a utilização dos recursos disponíveis de maneira mais crítica e consciente. Objetivo: Revisar a partir da literatura especializada as principais contribuições do DigComp na identificação de áreas específicas para o desenvolvimento da competência digital. Material e métodos: A pesquisa bibliográfica incluiu o levantamento de artigos em bancos de dados especializados a partir da busca dos descritores “Competência digital”, “Letramento digital” e “DigComp”. Após análise, foram selecionadas algumas publicações para o aprofundamento do estudo. Resultados: Grande parte dos indivíduos ainda necessita desenvolver a competência digital para utilizar as novas tecnologias de maneira adequada. Dessa forma, a comissão europeia elaborou um quadro europeu de referência que enumera oito níveis de proficiência a serem desenvolvidos ao longo da vida. O documento é dividido em cinco dimensões e a primeira, denominada "Áreas de competência identificadas como parte da competência digital", estabelece cinco áreas para a competência digital. São elas: “Literacia de informação e de dados”, “Comunicação e colaboração”, “Criação de conteúdo digital”, “Segurança” e “Resolução de problemas”. As três primeiras podem ser encontradas em atividades e utilizações mais específicas, como a programação, ao passo que as duas últimas são mais transversais e se aplicam a qualquer tipo de atividade que se realize nos meios digitais. Conclusão: A competência digital faz-se imprescindível no cenário contemporâneo. As instituições de ensino, como formadoras, podem fomentar o seu desenvolvimento de forma transversal dentro do currículo escolar, utilizando as cinco áreas estabelecidas pelo DigComp como parâmetro para o desenvolvimento da competência digital de seu corpo discente, seja no ensino presencial ou no ensino a distância.

Publicado

2021-05-18

Como Citar

Simões, L. P., Souza, J. C. F., & Reis, F. . (2021). QUADRO EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA A COMPETÊNCIA DIGITAL: ELEMENTOS PARA A SUA COMPREENSÃO E UTILIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DIGITAL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 55. https://doi.org/10.51189/rema/1133

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line