COMPETÊNCIA DIGITAL NO ENSINO TÉCNICO: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE ADAPTAÇÃO DE UMA DISCIPLINA PRESENCIAL À MODALIDADE EAD NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/856Palavras-chave:
Competência Digital, Geração Z, Nativo DigitalResumo
Introdução: Este resumo apresenta parte da revisão bibliográfica que deu suporte às adequações realizadas na proposta metodológica do segundo piloto da disciplina virtual Língua Estrangeira Moderna - Espanhol em um campus do Instituto Federal do Amazonas, localizado na cidade de Manaus. No decorrer do primeiro piloto da matéria alguns alunos apresentaram conhecimentos e habilidades digitais insuficientes, suscitando o debate sobre nossa concepção de geração nativa digital, os diferentes níveis de familiarização de nossos estudantes com os recursos informáticos e o nosso papel como educadores nesse contexto. Objetivo: Refletir sobre o desenvolvimento da competência digital no ensino técnico integrado, partindo da revisão da literatura referente aos conceitos de Geração Z e Nativo Digital. Material e métodos: A pesquisa bibliográfica incluiu o levantamento de artigos em bancos de dados especializados a partir da busca booleana dos descritores "Geração Z", "Nativo Digital" e "Competência Digital". Após revisão e análise das publicações, foram selecionados alguns conceitoschave para o aprofundamento das discussões. Resultados: Encontramos na fala de White e Le Cornu as expressões "Residente Digital" e "Visitante Digital", que tratam sobre a relação dos indivíduos com os recursos tecnológicos partindo de seus objetivos de uso. Já Samuel nos brinda os termos "Órfãos digitais", "Exilados digitais" e "Herdeiros digitais", que pretendem distinguir os diferentes perfis de nativos a partir da possibilidade e tempo de acesso às tecnologias digitais e da educação e o exemplo de seus progenitores. Conclusão: Costumamos perpetuar a crença de que nativos digitais são também competentes digitais, numa associação incongruente entre os termos. A geração Z é sim mais familiarizada com o virtual, quando tem oportunidade de acesso e orientação adequada para conquistar sua autonomia. Considerando os diferentes perfis de discentes em nosso instituto, elaboramos uma nova proposta metodológica que englobasse o desenvolvimento de habilidades digitais em paralelo aos conteúdos da disciplina.
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