O USO DA INTERFACE ONLINE COMO ESTUDO EXPERIMENTAL NA BUSCA DE APRENDIZAGEM SOBRE CIÊNCIA DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO PARA ACADÊMICOS

Autores

  • Marcos Henrique Calado Lins
  • José de Castro Souza Neto
  • Anísio Francisco Soares

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/858

Palavras-chave:

bioterismo, conhecimento, ensino, formação

Resumo

Introdução: Diante processo pandêmico que está sendo vivenciado pelo Brasil com a necessidade de medidas de prevenção e distanciamento social, foram avaliadas estratégias necessárias a manutenção do processo de formação dos alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado de biologia, medicina veterinária e zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, para tanto, foi elaborado um curso na modalidade livre em formato online para que alunos. O curso foi intitulado “Ciência de Animais de Laboratório” ofertado em 2020 nos meses de novembro a dezembro, idealizado por dois professores responsáveis pelo biotério das universidades pernambucanas (UFPE e UFRPE). Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar o processo de ensinoaprendizagem e a percepção dos alunos sobre as novas tecnologias aplicadas na construção do conhecimento em ciências de animais de laboratório, participaram desse estudo cinquenta alunos matriculados no curso na modalidade à distância. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa realizada com 50 alunos matriculados no curso de uma universidade pública do estado de Pernambuco, os discentes receberam 20 horas de aulas online síncronas através do Google Meet e material disposto em Google Class, em seguida foram submetidos a uma avaliação com 40 questões e convidados a responder um questionário com 27 perguntas sobre a percepção do processo ensino-aprendizagem. Resultados: Observou-se que a média das notas alcançadas por 80% dos participantes foi de 8,0, o questionário revelou que 80% dos participantes apresentaram satisfação plena. Além disso, as perguntas que contemplaram a metodologia e conteúdo programático obtiveram avaliação de 100%. Além disso, 60% dos entrevistados informaram dificuldade na conectividade, mas não houve prejuízo de conteúdo devido as aulas serem gravadas. Conclusão: As análises deste estudo experimental online se tornou satisfatório e válido para a aprendizagem para os discentes podendo ser otimizado e implementado como forma de oferta na área de ciência de animais de laboratório.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Lins, M. H. C., Neto, J. de C. S., & Soares, A. F. (2021). O USO DA INTERFACE ONLINE COMO ESTUDO EXPERIMENTAL NA BUSCA DE APRENDIZAGEM SOBRE CIÊNCIA DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO PARA ACADÊMICOS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 13. https://doi.org/10.51189/rema/858

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line