SENSIBILIZAÇÃO REMOTA DOS ESTUDANTES DA ESCOLA DE REFERÊNCIA NO ENSINO MÉDIO HERCULANO BANDEIRA, PAUDALHO/PE PARA ADOÇÃO DE COPO REUTILIZÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1132Palavras-chave:
materiais descartáveis, escola pública, impacto ambientalResumo
Introdução: O impacto ambiental do lixo plástico nos oceanos revelam que, a cada seis anos cerca de 5,25 trilhões de partículas de plástico são jogados nos mesmos, isso equivale a 269 mil toneladas de plásticos descartados inadequadamente. Parte desse plástico no formato de microplástico e nano plástico entra na cadeia alimentar, prejudicando diversos organismos, inclusive humanos. Objetivos: Seu principal objetivo foi estimular os estudantes a trazerem para a escola garrafas, squeeze ou copos reutilizáveis, como medida para reduzir o uso de copos descartáveis. Material e métodos: A pesquisa foi realizada na EREM Herculano Bandeira, localizada no município de Paudalho / PE, há 40 km de Recife. Com a publicação do Decreto Estadual nº 48.810 de 16/03/2020 que suspendeu as aulas em todo o território pernambucano por conta da pandemia, algumas etapas do projeto foram executadas através de aplicativos de mensagens ou redes sociais. Foram utilizados estes aplicativos para disponibilizar o questionário diagnóstico para avaliar a consciência dos alunos quanto ao lixo plástico produzido diariamente e da importância em contribuir na redução. Com a COVID-19, o trabalho de sensibilização se estendeu também, quanto à necessidade do uso individual de copos ou garrafas. Como estratégia para pertencimento das etapas de implantação, foi realizada, por meio de votação através de aplicativo de mensagem, entre alunos, professores e equipe gestora, a escolha da logomarca do projeto “Adote um copo”. Resultados: Embora 75% dos alunos responderem que trazem copo ou garrafa para a escola, paradoxalmente, este mesmo percentual, gostaria que a escola disponibilizasse copos descartáveis. Além de 54% acreditarem que os copos descartáveis são reciclados em nosso município. Importante registrar que desde 2019 tem fornecido copos reutilizáveis aos alunos para o consumo se suco durante as refeições, num entanto, talvez a falta de campanhas de sensibilização faça com que em pouco tempo os copos sejam deixados em casa. Conclusão: Existe a necessidade de reedições constantes de oficinas para sensibilização e conscientização dos alunos, sobre a importância de reduzir/eliminar o uso de copos descartáveis, tendo em vista estarem vivenciando uma fase dinâmica de construção do conhecimento.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.