ENGLISH IN ACTION: FOMENTANDO A AUTONOMIA E A MOTIVAÇÃO DO APRENDENTE DE INGLÊS POR MEIO DA TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/852Palavras-chave:
Aprendizagem de inglês, Autonomia, Conversação, Motivação, TecnologiaResumo
Introdução: Diversos docentes têm buscado estimular a aprendizagem de inglês por intermédio da tecnologia, principalmente vinculada ao fomento da autonomia e à elevação da motivação discente. Nesse sentido, o projeto de extensão “English in Action: Praticando Conversação Básica em Inglês” vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Campus Altamira) aliou-se a essa perspectiva. Objetivo: A partir da atuação das autoras deste estudo no referido projeto, foi possível conduzir a pesquisa aqui relatada, cujo objetivo principal foi identificar a relação entre autonomia, motivação e tecnologia. Dentre os objetivos específicos, menciona-se: expor o impacto da execução de um projeto de extensão remoto no aprimoramento da fluência em inglês dos participantes e evidenciar como o uso da tecnologia influencia os níveis de autonomia e motivação de aprendentes. Material e métodos: A investigação foi desenvolvida entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, período no qual o projeto de extensão foi executado. Os participantes da pesquisa são 8 aprendentes de inglês que frequentaram os encontros do projeto. Dados foram provenientes de um questionário e de relatos orais advindos dos participantes. Resultados: Ao final do projeto, foi observado que grande parte dos participantes havia aprimorado as habilidades necessárias à comunicação básica em inglês a fim de atingir um grau de fluência que os permitiram se comunicar efetivamente no idioma no nível-alvo. Ademais, o aprimoramento dessas habilidades esteve diretamente ligado ao processo de autonomização e de elevação da motivação intrínseca mediado pelas tecnologias. Conclusão: Portanto, em consonância com os resultados obtidos, torna-se evidente que as tecnologias, quando vinculadas de modo eficaz ao processo de ensino e de aprendizagem de uma língua estrangeira, trazem benefícios para o aprendente, que tende a ser bem-sucedido no estabelecimento do seu processo cognitivo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.