FOMENTO À APRENDIZAGEM POR MEIO DA TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA DO MULTILETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1131Palavras-chave:
Aprendizagem, Multiletramento, TecnologiaResumo
Introdução: Como muitos autores afirmam, motivação e autonomia são alguns dos principais conceitos relacionados à cognição. Esses dois construtos desejáveis ao longo do processo de ensino e aprendizagem podem ser melhores fomentados por meio do uso de tecnologias educacionais dentro e fora da sala de aula. Na sociedade, os avanços tecnológicos advindos da constante evolução do homem rompem barreiras, por isso desempenham um papel fundamental no processo de globalização. Objetivo: Com base nesses pressupostos, o objetivo desta pesquisa é evidenciar a ligação entre multiletramento, tecnologias educacionais, motivação e autonomia. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: expor a eficácia do uso de tecnologias educacionais em sala de aula e relatar como o uso de tecnologias educacionais contribui para aumentar a motivação e promover a autonomia dos alunos. Material e métodos: Para a realização desta pesquisa bibliográfica, foi necessário selecionar questões advindas a partir da atuação da autora deste estudo na disciplina de graduação intitulada Estágio Supervisionado e, em seguida, recorrer ao estudo teórico da literatura proposta por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Portanto, com base no referencial teórico adotado, foram apresentadas ideias com o objetivo de estabelecer relação entre as teorias postuladas pelos autores e responder às questões de pesquisa. Resultados: Ao final deste estudo, pôde-se notar que o aumento da motivação e da autonomia dos alunos do ensino médio é diretamente proporcional ao uso crítico das tecnologias educacionais. Assim, essa associação contribui significativamente para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Conclusão: Por fim, é válido mencionar que a aplicação da tecnologia necessita estar vinculada a uma finalidade que proporcione criticidade e reflexão a fim de que contribua de modo significativo para a aprendizagem. Portanto, o impacto da tecnologia na educação e na sociedade exige adaptação do ser humano frente aos novos modos de interação social.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.