MATEMÁTICA NA FEIRA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/851Palavras-chave:
Economia, Porcentagem, FeiraResumo
Introdução: Este é um relato de experiência realizada no 9º ano da Escola J.I.L, abordando a matemática cotidiana na sala de aula. Objetivo: Tornar a Matemática próxima do aluno, influenciando positivamente a vida do aluno e de suas respectivas famílias com pesquisa de preço e economia. Material e métodos: O projeto foi apresentado para a turma e questionado o interesse da turma em participar. Com o aceite, os alunos fizeram junto aos seus familiares uma pesquisa dos alimentos comprados na feira e do gasto mensal médio. Após a organização do consumo médio, a turma foi dividida em grupos e cada equipe realizou uma pesquisa de preço nos principais supermercados da cidade em que a escola está situada (cidade pequena – 11.000 habitantes) e analisaram quais ofereciam os melhores descontos e quais itens da feira poderiam ser excluídos ou substituídos por outros com mesma função e menor valor. Foi analisado também quais supermercados ofereciam os menores preço e em quais categorias. Resultados: Ao final das pesquisas, três supermercados apresentaram os melhores resultados, sendo que um deles liderava preços baixos na parte de carnes/frios, o outro ganhou por ter mais marcas para o mesmo produto (podendo optar pela marca de menor valor) e o último, liderava em preço baixo em produtos de limpeza/higiene. Feitas as comparações, a melhor solução encontrada foi fazer as compras em três supermercados, aproveitando os menores preços de cada seção que oferecia oferta, fazendo uma economia média de 13,47%. Conclusão: A experiência permitiu além do aprendizado de porcentagem, que os alunos participassem das compras de casa, sentindo a presença da Matemática no nosso dia-a-dia. Além do mais possibilitou aos familiares as melhores opções de economia para a família.
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