PEQUENO ESTUDO SOBRE A DIFICULDADE DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/857Palavras-chave:
Multiplicação, Participação, Soma, SubtraçãoResumo
Introdução: Este é um estudo realizado em quatro turmas de 1º Ano do Ensino Médio Integral da Escola AB. Objetivo: Identificar o nível de dificuldade de alunos iniciantes do Ensino Médio nas Operações Básicas da Matemática. Material e métodos: Foi enviado, de forma remota através de redes sociais, um exercício para as turmas na primeira semana de aula, contendo duas contas de soma, duas de subtração e duas de multiplicação. Resultados: As quatro turmas juntas possuem 205 alunos no total, onde 99 destes alunos enviaram a resolução do exercício, o que representa 48,3% do total, sendo 67 mulheres (67,68% dos que enviaram) e 32 homens (32,32% dos que enviaram). 82 alunos acertaram todas as contas, 4 erraram as duas contas de subtração, 1 errou a subtração de números com dois dígitos, 4 erraram a subtração de números com 3 dígitos. 1 aluno errou as duas contas de soma, 3 erraram a soma de números com dois dígitos, 2 erraram a soma de números com três dígitos. 3 alunos erraram uma das multiplicações com um número de dois dígitos e 1 número com um dígito. Em relação à participação, 80 alunos enviaram a resolução no mesmo dia, outros 14 enviaram no decorrer da mesma semana, 5 enviaram na semana seguinte. Conclusão: 82% acertaram todas as contas, onde podemos levar em consideração o possível contato entre alunos e o uso de tecnologias, porém, alguns alunos ainda mostraram dificuldades, principalmente nas contas de subtração com dois e com três dígitos, mais precisamente, 9 alunos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.