PEQUENO ESTUDO SOBRE A DIFICULDADE DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA

Autores

  • Carlos Anderson Gomes Correia
  • Francisca Aglaiza Romão Sedrim Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/857

Palavras-chave:

Multiplicação, Participação, Soma, Subtração

Resumo

Introdução: Este é um estudo realizado em quatro turmas de 1º Ano do Ensino Médio Integral da Escola AB. Objetivo: Identificar o nível de dificuldade de alunos iniciantes do Ensino Médio nas Operações Básicas da Matemática. Material e métodos: Foi enviado, de forma remota através de redes sociais, um exercício para as turmas na primeira semana de aula, contendo duas contas de soma, duas de subtração e duas de multiplicação. Resultados: As quatro turmas juntas possuem 205 alunos no total, onde 99 destes alunos enviaram a resolução do exercício, o que representa 48,3% do total, sendo 67 mulheres (67,68% dos que enviaram) e 32 homens (32,32% dos que enviaram). 82 alunos acertaram todas as contas, 4 erraram as duas contas de subtração, 1 errou a subtração de números com dois dígitos, 4 erraram a subtração de números com 3 dígitos. 1 aluno errou as duas contas de soma, 3 erraram a soma de números com dois dígitos, 2 erraram a soma de números com três dígitos. 3 alunos erraram uma das multiplicações com um número de dois dígitos e 1 número com um dígito. Em relação à participação, 80 alunos enviaram a resolução no mesmo dia, outros 14 enviaram no decorrer da mesma semana, 5 enviaram na semana seguinte. Conclusão: 82% acertaram todas as contas, onde podemos levar em consideração o possível contato entre alunos e o uso de tecnologias, porém, alguns alunos ainda mostraram dificuldades, principalmente nas contas de subtração com dois e com três dígitos, mais precisamente, 9 alunos.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Correia, C. A. G., & Gonçalves, F. A. R. S. (2021). PEQUENO ESTUDO SOBRE A DIFICULDADE DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 12. https://doi.org/10.51189/rema/857

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)