CONCEPÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
Introdução: A Educação Ambiental, quando aplicada em sala de aula, é um caminho para mudar atitudes permitindo ao aluno construir uma nova forma de compreender a realidade em que vive, estimulando a consciência ambiental, a sustentabilidade e a cidadania, visto que, a mesma visa desenvolver a ação local, com consciência global do homem em relação a sociedade o ambiente onde está inserido. Porém, nem sempre os docentes estão preparados para discutir a temática socioambiental ao ministrarem as suas disciplinas. Objetivo: Assim, a necessidade de saber a concepção dos professores do curso de graduação em Engenharia Mecânica sobre Educação Ambiental constitui-se no objetivo da presente pesquisa e é importante porque as práticas pedagógicas dos professores universitários em relação à Educação Ambiental podem interferir na formação dos futuros engenheiros e na maneira como estes lidarão com os problemas socioambientais no decorrer de suas carreiras. Materiais e Métodos: A pesquisa foi realizada em uma Universidade particular da cidade de São Paulo, Brasil, com a aplicação do questionário “COCTS” (Questionário de Opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade) a 10 docentes do curso de graduação em Engenharia Mecânica. Além disso, foi feita a análise do plano de ensino da disciplina “Gestão Ambiental e Responsabilidade Social” e observação das práticas docentes. Os dados obtidos foram analisados segundo a escala de Linkert, a fim de caracterizar um índice atitudinal dos docentes diante das questões relacionadas a Educação Ambiental. Resultados: Os resultados demonstraram uma atitude tendendo a “ingenuidade” dos docentes de Engenharia Mecânica para as questões socioambientais. Conclusão: Os resultados obtidos com a pesquisa podem ser explicados pelo desenvolvimento histórico da Engenharia, pelo perfil do curso e pela formação profissional dos docentes que lecionam no curso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.