CONCEPÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Tayná Oliveira Universidade Cruzeiro do Sul
  • Fabiana Aparecida Vilaça
  • Brenda Carvalho Souza
  • Victor Nunes Cavalcante
  • Rita de Cássia Frenedozo Soave

Resumo

Introdução: A Educação Ambiental, quando aplicada em sala de aula, é um caminho para mudar atitudes permitindo ao aluno construir uma nova forma de compreender a realidade em que vive, estimulando a consciência ambiental, a sustentabilidade e a cidadania, visto que, a mesma visa desenvolver a ação local, com consciência global do homem em relação a sociedade o ambiente onde está inserido. Porém, nem sempre os docentes estão preparados para discutir a temática socioambiental ao ministrarem as suas disciplinas. Objetivo: Assim, a necessidade de saber a concepção dos professores do curso de graduação em Engenharia Mecânica sobre Educação Ambiental constitui-se no objetivo da presente pesquisa e é importante porque as práticas pedagógicas dos professores universitários em relação à Educação Ambiental podem interferir na formação dos futuros engenheiros e na maneira como estes lidarão com os problemas socioambientais no decorrer de suas carreiras. Materiais e Métodos: A pesquisa foi realizada em uma Universidade particular da cidade de São Paulo, Brasil, com a aplicação do questionário “COCTS” (Questionário de Opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade) a 10 docentes do curso de graduação em Engenharia Mecânica. Além disso, foi feita a análise do plano de ensino da disciplina “Gestão Ambiental e Responsabilidade Social” e observação das práticas docentes. Os dados obtidos foram analisados segundo a escala de Linkert, a fim de caracterizar um índice atitudinal dos docentes diante das questões relacionadas a Educação Ambiental. Resultados: Os resultados demonstraram uma atitude tendendo a “ingenuidade” dos docentes de Engenharia Mecânica para as questões socioambientais. Conclusão: Os resultados obtidos com a pesquisa podem ser explicados pelo desenvolvimento histórico da Engenharia, pelo perfil do curso e pela formação profissional dos docentes que lecionam no curso.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Oliveira, T., Vilaça, F. A., Carvalho Souza, B. ., Nunes Cavalcante, V. ., & Frenedozo Soave, R. de C. . (2020). CONCEPÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 64. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/85