LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E BIOMEDICINA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA ONCÓTICA
Resumo
Introdução: Para os cursos da área da saúde é indispensável o estudo das células e tecidos. Porém, nem sempre é uma tarefa fácil fazer os discentes entenderem a importância do funcionamento das células para a prática de sua futura profissão, tão pouco despertar nos mesmos o interesse pela microscopia. Muitos estudantes consideram as células algo “inanimado e distante” e o microscópio um aparelho utilizado apenas por “cientistas”, ou seja, não conseguem fazer a ligação entre a profissão que escolheram e o conhecimento na Biologia Celular e Tecidual e a prática microscópica. Objetivo: Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo listar as principais dificuldades de universitários dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Biomedicina em relação ao ensino de citologia oncótica, que é uma disciplina profissionalizante e confere aos egressos dos cursos citados uma ampla possibilidade de atuação profissional. Materiais e Métodos: Para tanto, realizamos um estudo qualiquantitativo com 123 alunos de uma Instituição de Ensino Superior particular do Estado de São Paulo. Foi perguntado a estes estudantes quais eram as suas principais dificuldades na manipulação de um microscópio e no aprendizado de citologia oncótica. As respostas obtidas foram analisadas segundo Bardin, gerando categorias as quais foram atribuídas um índice estatístico. Resultados: Os dados obtidos levantaram questões como: falta de conhecimentos prévios, dificuldade e receio em manusear um aparelho microscópio, dificuldade para focalizar lâminas e não identificação de estruturas celulares e teciduais. Tais apontamentos devem ser melhor trabalhados para um ensino de citologia oncótica mais eficiente. Conclusão: Concluímos com a pesquisa que é necessário o desenvolvimento de novas metodologias para o ensino de citologia oncótica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.