LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E BIOMEDICINA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA ONCÓTICA

Autores

  • Fabiana Aparecida Vilaça Universidade Cruzeiro do Sul
  • Bárbara da Rocha Pereira
  • Jéssica Dantas Freitas
  • Rita de Cássia Frenedozo

Resumo

Introdução: Para os cursos da área da saúde é indispensável o estudo das células e tecidos. Porém, nem sempre é uma tarefa fácil fazer os discentes entenderem a importância do funcionamento das células para a prática de sua futura profissão, tão pouco despertar nos mesmos o interesse pela microscopia. Muitos estudantes consideram as células algo “inanimado e distante” e o microscópio um aparelho utilizado apenas por “cientistas”, ou seja, não conseguem fazer a ligação entre a profissão que escolheram e o conhecimento na Biologia Celular e Tecidual e a prática microscópica. Objetivo: Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo listar as principais dificuldades de universitários dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Biomedicina em relação ao ensino de citologia oncótica, que é uma disciplina profissionalizante e confere aos egressos dos cursos citados uma ampla possibilidade de atuação profissional. Materiais e Métodos: Para tanto, realizamos um estudo qualiquantitativo com 123 alunos de uma Instituição de Ensino Superior particular do Estado de São Paulo. Foi perguntado a estes estudantes quais eram as suas principais dificuldades na manipulação de um microscópio e no aprendizado de citologia oncótica. As respostas obtidas foram analisadas segundo Bardin, gerando categorias as quais foram atribuídas um índice estatístico. Resultados: Os dados obtidos levantaram questões como: falta de conhecimentos prévios, dificuldade e receio em manusear um aparelho microscópio, dificuldade para focalizar lâminas e não identificação de estruturas celulares e teciduais. Tais apontamentos devem ser melhor trabalhados para um ensino de citologia oncótica mais eficiente. Conclusão: Concluímos com a pesquisa que é necessário o desenvolvimento de novas metodologias para o ensino de citologia oncótica.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Vilaça, F. A. ., da Rocha Pereira, B. ., Dantas Freitas, J. ., & Frenedozo, R. de C. . (2020). LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E BIOMEDICINA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA ONCÓTICA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 118. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/207