CIENTISTA MIRIM: UM RELATO DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA
Resumo
Introdução. A divulgação científica tem como objetivo popularizar e promover a democratização do conhecimento, favorecendo a diminuição das distâncias entre comunidade científica e senso comum. Além de ser uma ferramenta facilitadora do acesso à informação, também promove a cidadania, pois o acesso à cultura acadêmica de uma sociedade também é requisito básico para o exercício da democracia. Objetivos. Este trabalho teve como objetivo divulgar a Ciência de forma fácil e descontraída aos docentes e alunos de duas turmas do 4º ano do ensino fundamental. Material e métodos. O desenvolvimento do trabalho ocorreu entre de 11 a 19/12/2019, na E.M.E.F. Professora Maria dos Anjos, localizada no município de Ourém, estado do Pará e contou com a participação de 33 alunos e dois docentes que disponibilizaram duas aulas para que fosse desenvolvida com os alunos a execução de experimentos científicos realizados com materiais de baixo custo. Inicialmente foi realizada a demonstração de seis experimentos científicos: Microscópio caseiro, dedo mágico, água que pega fogo, água que sobe na garrafa, vela de laranja e indicadores ácido base. Posteriormente os alunos tiraram dúvidas e dispostos em seis grupos voltaram a executá-los com o acompanhamento dos docentes. Ao final do ano letivo, durante a festa de encerramento, os alunos realizaram, aos pais, a apresentação dos experimentos desenvolvidos em sala de aula. Foi utilizado como ferramenta avaliativa um questionário semiestruturado, contendo cinco questões abertas e cinco fechadas. Resultados. A avaliação dos questionários permitiu observar que 84% dos alunos nunca estiveram em um laboratório de ciências, 91% vivenciam a ciência no nosso dia-a-dia e 94% afirmam que aprendem melhor os assuntos abordados em sala de aula por meio da experimentação. Conclusão. Conclui-se com a realização do trabalho que a quebra da rotina estabelecida na relação ensino-aprendizagem desperta maior curiosidade e interesse por temas relacionados com o ensino de ciências. A utilização de materiais de baixo custo favoreceu a constatação de que a ciência pode ser realizada de forma criativa e envolvente, possibilitando assim maior interação entre professor e aluno. A apresentação realizada aos pais favoreceu a aproximação entre escola e sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.