CIENTISTA MIRIM: UM RELATO DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA

Autores

  • Walnice de Fatima Costa Farias Universidade Federal do Pará
  • Luanara Santos Lucas
  • Laísa Silva de Almeida
  • Fabio de Oliveira Lucas
  • Juliana Araripe Gomes da Silva

Resumo

Introdução. A divulgação científica tem como objetivo popularizar e promover a democratização do conhecimento, favorecendo a diminuição das distâncias entre comunidade científica e senso comum. Além de ser uma ferramenta facilitadora do acesso à informação, também promove a cidadania, pois o acesso à cultura acadêmica de uma sociedade também é requisito básico para o exercício da democracia. Objetivos. Este trabalho teve como objetivo divulgar a Ciência de forma fácil e descontraída aos docentes e alunos de duas turmas do 4º ano do ensino fundamental. Material e métodos. O desenvolvimento do trabalho ocorreu entre de 11 a 19/12/2019, na E.M.E.F. Professora Maria dos Anjos, localizada no município de Ourém, estado do Pará e contou com a participação de 33 alunos e dois docentes que disponibilizaram duas aulas para que fosse desenvolvida com os alunos a execução de experimentos científicos realizados com materiais de baixo custo. Inicialmente foi realizada a demonstração de seis experimentos científicos: Microscópio caseiro, dedo mágico, água que pega fogo, água que sobe na garrafa, vela de laranja e indicadores ácido base. Posteriormente os alunos tiraram dúvidas e dispostos em seis grupos voltaram a executá-los com o acompanhamento dos docentes. Ao final do ano letivo, durante a festa de encerramento, os alunos realizaram, aos pais, a apresentação dos experimentos desenvolvidos em sala de aula. Foi utilizado como ferramenta avaliativa um questionário semiestruturado, contendo cinco questões abertas e cinco fechadas. Resultados. A avaliação dos questionários permitiu observar que 84% dos alunos nunca estiveram em um laboratório de ciências, 91% vivenciam a ciência no nosso dia-a-dia e 94% afirmam que aprendem melhor os assuntos abordados em sala de aula por meio da experimentação. Conclusão. Conclui-se com a realização do trabalho que a quebra da rotina estabelecida na relação ensino-aprendizagem desperta maior curiosidade e interesse por temas relacionados com o ensino de ciências. A utilização de materiais de baixo custo favoreceu a constatação de que a ciência pode ser realizada de forma criativa e envolvente, possibilitando assim maior interação entre professor e aluno. A apresentação realizada aos pais favoreceu a aproximação entre escola e sociedade.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Costa Farias, W. de F. ., Santos Lucas, L. ., Silva de Almeida, L. ., de Oliveira Lucas, F. ., & Araripe Gomes da Silva, J. . (2020). CIENTISTA MIRIM: UM RELATO DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 60. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/81

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)