WHATSAPP: UMA FERRAMENTA PARA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA
Resumo
Introdução: No contexto digital ao qual estamos inseridos, ambiente que frequentemente disputa a atenção no meio acadêmico, o uso de recursos e aplicativos disponíveis no celular torna-se uma ferramenta viável e eficiente no que diz respeito ao favorecimento do relacionamento entre profissionais da educação e público de diversas faixas etárias. Objetivo: A realização desse trabalho teve como objetivo promover a divulgação da ciência e avaliar a eficiência e aceitação da ferramenta WhatsApp como ambiente de estudo para professores e discentes pertencentes a cinco escolas estaduais, da região nordeste paraense. Material e métodos: A fim de se alcançar o objetivo estabelecido, foi criado, em 29 de agosto de 2019, um grupo de WhatsApp intitulado “Projeto-Ensino de Ciências”, onde foram adicionados 12 professores da área de ciências (Ciências, Química, Física e Biologia) alocados em uma escola do município de Garrafão do Norte, uma do município de Capitão Poço e três do município de Ourém. A criação do grupo permitiu o envio e compartilhamento de artigos científicos e vídeos acadêmicos produzidos durante o desenvolvimento do projeto. Resultados: A divulgação do material produzido dentro do grupo criado foi posteriormente, compartilhada com aproximadamente 2.400 alunos. Com isso, por meio da análise do conjunto de comentários, opiniões e sugestões recebidos dentro do grupo, foi possível avaliar a eficiência e aceitação da ferramenta WhatsApp como meio de propagação científica. A análise realizada permitiu obter como resultado a aceitação de 100% dos participantes, havendo ainda a presença de comentários que narravam a dificuldade de acesso ao conteúdo devido à ausência de internet em algumas escolas. Conclusão: O feedback dos participantes envolvidos no trabalho permitiu concluir que o uso da ferramenta WhatsApp, como meio de divulgação científica, foi satisfatório e amplamente aceito, sendo inclusive utilizado como suporte na realização de 11 feiras de ciências realizadas nas escolas participantes do projeto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.