CHECKLIST DE DIPTEROFAUNA DE INTERESSE FORENSE EM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, VILA VELHA – ES
Resumo
Introdução: A Entomologia Forense é a ciência que estuda os insetos, relacionando estes animais a procedimentos legais. Essa ciência tem grande importância no ramo biológico e criminal, uma vez que os insetos necrófagos podem ser vestígios e fonte de informação para as investigações policiais. Objetivo: O principal objetivo desse trabalho foi catalogar adultos das famílias da ordem Diptera, encontradas no cadáver de suíno (Sus scrofa, Linnaeus 1758), durante o processo de decomposição, associando essas famílias às variáveis climáticas e ao intervalo pós-morte do animal, dado que a estrutura suína se assemelha à estrutura da espécie humana, portando assim, fases similares de decomposição com os cadáveres humanos. Material e métodos: O experimento foi realizado no 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, em um fragmento de Mata Atlântica, próximo ao mar, na cidade de Vila Velha, estado do Espírito Santo, situado na região sudeste do Brasil (20°19'37.0"S 40°16'57.7"W). O período de coleta foi de 19 dias, no verão, ou seja, na estação chuvosa, entre 15 de dezembro e 02 de janeiro. O animal foi sacrificado com três disparos de arma de fogo na região cefálica, a fim de simular uma morte violenta. Foi colocada sobre ele uma armadilha do tipo Malaise, para possibilitar a entrada de insetos adultos e a posterior coleta desses animais. Foram registradas, durante todo o experimento, a temperatura do ambiente (média de 29ºC) e umidade do ar (média de 62,47%). Resultados: Foram coletados 11.200 insetos, e classificados em 14 famílias da ordem Díptera. Houve maior abundância de indivíduos das famílias Chamaemyiidae, Callliphoridae e Fanniidae, obtendo-se um resultado inesperado, uma vez que a Chamaemyiidae não está classificada como de interesse forense atualmente, mas foi a família de maior abundância. Esse trabalho relata que a Ordem Diptera possui grande atratividade pelo corpo em decomposição e são os pioneiros a colonizar o cadáver, tendo uma grande importância para trabalhos criminais. Conclusão: Estudos em diferentes localidades do Espírito Santo e abrangendo outras estações do ano devem ser realizados, a fim de contribuir para a Entomologia Forense no Espírito Santo e no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.