AVALIAÇÃO DO PÓ DA RAIZ DE ALCAÇUZ (Glycyrrhiza glabra L.) COMO UM NOVO ADSORVENTE NA REMOÇÃO DE CORANTES TÊXTEIS EM MEIO AQUOSO
Resumo
Introdução: Muitos corantes têm sido sintetizados nos últimos cem anos. A alta demanda por esses compostos químicos expõe uma expansão da indústria têxtil e, consequentemente, uma considerável elevação na descarga de efluentes têxteis contaminados. Isso é preocupante, pois a maioria desses efluentes, em muitos países, não é tratada ou os tratamentos não são adequados. A maioria desses corantes possuem estruturas químicas estáveis e de difícil biodegradação e um dos problemas provém da sua acumulação e biodisponibilidade, e o excesso desses compostos orgânicos pode ser perigoso para o meio ambiente e saúde humana. Neste contexto, a adsorção é um processo de acumulação e concentração seletiva que tem se mostrado promissor. Objetivo: O objetivo desta pesquisa consistiu em avaliar o potencial do pó da raiz de alcaçuz (Glycyrrihiza glabra L.) (GGRP) em remover dois corantes têxteis diluídos em água. Material e métodos: Foram feitas análises espectroscópicas, cromatográficas e de microscopia. As capacidades máximas adsortivas (CMA) para os corantes Indigo Blue (IB) e Congo Red (CR) foram obtidas através do Modelo Matemático de Langmuir. Resultados: As análises físico-químicas mostraram que este material possui superfície irregular e grupamentos químicos capazes de interagir e retirar os poluentes químicos da água. As CMA se revelaram satisfatórias, como comparado e averiguado em outras bibliografias. Além disso, os resultados relacionados as análises demonstraram que é possível obter uma adsorção eficiente de IB e CR quando associados ao GGRP. Esses resultados podem ser corroborados através dos experimentos em colunas de vidro mostrando que GGRP em associação com carvão ativado e cascalho é mais eficaz, se comparado com a sua ausência neste sistema (aumento de 84% na adsorção de IB e 65% na de CR). Conclusão: Sendo assim, os resultados desse trabalho sugerem o GGRP como uma nova alternativa eficaz na remoção desses corantes em meio aquoso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.