AVALIAÇÃO DA FUMAÇA NEGRA EMITIDA POR VEÍCULOS DE UMA EMPRESA TRANSPORTADORA DE GLP UTILIZANDO A ESCALA DE RINGELMANN
Resumo
Introdução: As fontes de poluição atmosférica, podem ser classificadas em fixas e móveis. Indústrias, geração de energia e os veículos automotores são, as principais fontes de poluição, comprometendo a qualidade do ar e a saúde humana. Objetivo: Avaliar a fumaça negra em veículos do ciclo diesel, emitidas por caminhões de um empresa transportadora de GLP, utilizando a escala Ringelmann. Material e métodos: Inicialmente com o motor do veículo funcionando normalmente, se utilizou uma placa na cor branca com tamanho de 75 X 75 cm. A placa foi posicionada na saída do escapamento, para produzir o contraste com a fumaça emitida pelo veículo. Em seguida, o observador posicionou-se a uma distância entre 20 a 50 m da fonte de emissão e segurou o cartão com o braço totalmente estendido e realizou-se a observação através do orifício presente no cartão da escala de Ringelmann, cuja função é comparar a tonalidade da escala que mais se assemelha com a tonalidade da fumaça emitida pelo veículo. Resultados: Foram analisados 17 caminhões. De acordo com a legislação Ambiental e normas técnicas a emissão da fumaça dos veículos movidos a óleo diesel não poderá passar do nº 2 (corresponde a 40% de densidade), e no presente trabalho somente um veículo ultrapassou este limite, sendo que 94,11% da frota vistoriada possui o nível padrão de emissão conforme a legislação em vigor. Conclusão: O Estudo exposto ao longo deste resumo apresentou a análise da emissão de fumaça preta lançada por caminhão transportadores de GLP, ressaltamos que à medida que eram identificados veículos irregulares, os condutores foram orientados a encaminhá-los para manutenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.