APLICAÇÃO DE EXTRATO DE TUBÉRCULOS DE Cyperus rotundus L. E AUXINA SINTÉTICA EM ESTACAS SEMILENHOSAS DE VIDEIRA `BRS CARMEM
Resumo
Introdução: A demanda pela produção de mudas em larga escala, principalmente as obtidas pelo método de estaquia, têm aumentado a utilização de reguladores de crescimento, sobretudo a auxina sintética. Todavia, para pequenos produtores, o custo é elevado, levando a necessidade da busca por meios alternativos, sendo a planta daninha Ciperus rotundus L., conhecida como tiririca, uma das opções promissoras para o aumento do enraizamento das estacas. Objetivo: Avaliar a capacidade de enraizamento de estacas semilenhosas de videira `BRS Carmem` com a aplicação de diferentes concentrações de extrato aquoso de tubérculos de tiririca em comparação com a aplicação do regulador vegetal ácido indolacético (AIA). Material e métodos: O estudo foi conduzido por 80 dias na casa de vegetação da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com cinco repetições de seis estacas cada. Foram realizados quatro tratamentos, sendo dois oriundos de extratos de tubérculos de C. rotundus preparados nas concentrações de 50% e 100%, solução de AIA 1.000 mg L-1 e testemunha (água destilada). As variáveis avaliadas foram: porcentagem de estacas enraizadas, comprimento da raiz (cm), número de raiz por estaca, número de folhas e brotações, massa fresca e seca da raiz (g). Resultados: Por meio da análise de variância, verificou-se que para as variáveis estacas enraizadas, comprimento da raiz e massa fresca da raiz, não houve diferença significativa pelo teste de Tukey a 5%. Porém, para as variáveis matéria seca, número de raiz por estaca e número de folhas e brotações houve diferença significativa. O extrato aquoso de tiririca a 100% foi 18,8% e 60,54% superior que a testemunha nas variáveis número de brotos e número de folhas, respectivamente. Conclusão: Pode-se concluir que o extrato aquoso de tiririca é uma alternativa sustentável para promover o enraizamento de estacas de videira cultivar `BRS Carmem`.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.