INFLUÊNCIA DO ÁCIDO INDOLBUTÍRICO (AIB) E DIFERENTES SUBSTRATOS NO ENRAIZAMENTO DE ALPORQUES DE GOIABEIRA
Resumo
Introdução: Dentre os métodos de propagação vegetativa destaca-se a alporquia, que consiste no enraizamento de uma porção do ramo ainda conectado à planta-matriz, dessa forma, proporciona alto percentual de enraizamento, além de ser um dos métodos mais simples, com a vantagem de não necessitar de casa de vegetação equipada com sistema de nebulização, podendo ser uma boa alternativa para a formação de mudas de goiaba. Objetivo: Avaliar o efeito de dois substratos, e duas concentrações de ácido indolbutírico (AIB) no enraizamento de goiabeira utilizando o método de alporquia. Material e métodos: O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 2x2 (duas concentrações de AIB e dois tipos de substratos), composto de quatro tratamentos e sete repetições. Foram realizados alporques em ramos vigorosos e uniformes de plantas de goiabeira, utilizando-se como substratos a vermiculita e o Tropstrato®. Aplicou-se o AIB com o auxílio de um pincel nas concentrações de 0 e 2.000 mg Lˉ¹. As variáveis analisadas foram: porcentagem de enraizamento (% ENR); porcentagem de calejamento (% CAL); número de raízes (NR); comprimento da maior raiz (CR) e volume radicular (VR). Resultados: Não houve diferença significativa entre a vermiculita e o Tropstrato® para as variáveis analisadas. Foi observada diferença significativa apenas para o fator dose, no qual a concentração de 2.000 mg Lˉ¹ de AIB proporcionou um CR de 6,56 cm e um VR de 39,86 mL, em comparação à dose de 0 mg Lˉ¹, no qual foi observado CR de 4,31 cm e VR de 23,57 mL, um acréscimo de aproximadamente 52,2% e 69,1%, respectivamente. Conclusão: A aplicação do regulador de crescimento estimulou o desenvolvimento radicular em alporques de goiabeira da cultivar ‘Kumagai’.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.