VISÕES SOBRE CIÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO EM QUÍMICA A PARTIR DO QUESTIONÁRIO COCTS
Palavras-chave:
Ciência-Tecnologia-Sociedade, educação profissional, questionários COCTSResumo
Introdução: O alcance da formação integral dos sujeitos em cursos da educação profissional perpassa pelos diálogos sobre o papel da Ciência e da Tecnologia frente à sociedade contemporânea – área de estudos que caracteriza a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Para tanto, como etapa inicial deste processo, pode se realizar o diagnóstico das compreensões primeiras dos estudantes sobre as relações CTS. Objetivo: Identificar percepções de estudantes do ensino médio de um Curso Técnico em Química sobre Ciência. Material e métodos: A pesquisa apresenta natureza aplicada, objetivo descritivo e abordagem quantitativa. Elaborou-se uma adaptação do Questionário de Opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (COCTS) contendo afirmações a serem respondidas por meio de escala de Likert. O público-alvo da pesquisa foram estudantes do 1º e 2º ano de um curso Técnico em Química, na modalidade ensino médio integrado, de uma instituição pública do estado de Mato Grosso. Para a tabulação dos resultados, utilizou-se da análise estatística básica e construção de gráficos. Neste trabalho será apresentado os resultados das questões que se referem às visões de Ciência. Resultados: Sessenta e cinco (65) estudantes responderam ao questionário desta pesquisa. Evidenciou-se que os estudantes apresentaram elevada concordância (acima de 90% dos participantes) com afirmações que definiam Ciência como: a) um corpo de conhecimentos que explicam o mundo que nos rodeia (94%); e b) sendo a exploração do desconhecido e novas descobertas sobre o mundo e seu funcionamento (91%).Um número um pouco mais baixo de estudantes concordou com afirmações que demonstravam o utilitarismo da Ciência e valorização do método científico positivista, sendo elas: a) a produção de conhecimento para solucionar problemas existentes (86% dos participantes); b) a realização de experiências (85% dos participantes); c) o estudo das ciências naturais, físicas e químicas (72%) e; d) um processo de investigação sistemático (71%). Conclusão: Os resultados obtidos demonstram que a grande maioria dos estudantes do curso técnico analisado apresentam percepções ainda fortemente embasadas na concepção positivista sobre Ciência, ao concordarem com afirmações que ressaltavam o caráter instrumental e empirista dela. Desse modo, a realização do trabalho pedagógico que busque criar espaços para discutir as interações CTS pode contribuir para a ampliação/expansão desta visão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.