PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTALA PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Palavras-chave:
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Políticas educacionais, Ciências da NaturezaResumo
Introdução: Por quase vinte anos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) configurou-se como principal documento orientativo para a elaboração de propostas curriculares da educação básica brasileira. No final do ano de 2017 foi apresentada a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Tal documento apresenta caráter normativo e reformula o ensino brasileiro baseada nas novas exigências para a formação do cidadão do século XXI. Objetivo: O presente estudo analisa as alterações nos componentes curriculares do ensino de ciências da natureza para o Ensino Fundamental II, resultantes da mudança de documento norteador do processo de ensino, enfatizando sua finalidade nesta etapa da educação básica. Material e métodos: A investigação caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, descritiva e de caráter documental. Realizou-se o estudo comparativo do componente curricular de Ciências para o Ensino Fundamental II em dois importantes documentos norteadores das propostas curriculares de educação no Brasil: o PCN e a BNCC. Resultados: Ficou evidenciado que o ensino de ciências passou por uma grande reformulação, pois o PCN dava maior ênfase para que o aluno desenvolvesse competências que lhe permitiam compreender o mundo e atuar como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica e a BNCC é pautada no letramento científico dos estudantes. Observou-se ainda a reorganização dos conteúdos curriculares em três unidades temáticas presentes na BNCC: Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo, que serão obrigatórias em todos os anos do Ensino Fundamental I e II, com aumento gradativo no grau de complexidade. Enquanto os PCN apresentavam quatro blocos temáticos: Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade e que eram trabalhados basicamente um em cada ano escolar. Conclusão: A proposta apresentada pela BNCC incentiva o letramento científico, estimulando os estudantes a exercitarem a observação, a experimentação e o seu espírito investigativo. As unidades temáticas propostas pela BNCC, quando trabalhadas em todos os anos escolares podem contribuir positivamente para o processo de formação integral dos estudantes. Diante do novo documento é necessário que os professores façam uma reflexão para a adequação de metodologias e processo avaliativo diante dessa nova abordagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.