PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTALA PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Autores

  • Leonardo Álisson Pompermayer Verderio
  • Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza

Palavras-chave:

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Políticas educacionais, Ciências da Natureza

Resumo

Introdução: Por quase vinte anos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) configurou-se como principal documento orientativo para a elaboração de propostas curriculares da educação básica brasileira. No final do ano de 2017 foi apresentada a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Tal documento apresenta caráter normativo e reformula o ensino brasileiro baseada nas novas exigências para a formação do cidadão do século XXI. Objetivo: O presente estudo analisa as alterações nos componentes curriculares do ensino de ciências da natureza para o Ensino Fundamental II, resultantes da mudança de documento norteador do processo de ensino, enfatizando sua finalidade nesta etapa da educação básica. Material e métodos: A investigação caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, descritiva e de caráter documental. Realizou-se o estudo comparativo do componente curricular de Ciências para o Ensino Fundamental II em dois importantes documentos norteadores das propostas curriculares de educação no Brasil: o PCN e a BNCC. Resultados: Ficou evidenciado que o ensino de ciências passou por uma grande reformulação, pois o PCN dava maior ênfase para que o aluno desenvolvesse competências que lhe permitiam compreender o mundo e atuar como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica e a BNCC é pautada no letramento científico dos estudantes. Observou-se ainda a reorganização dos conteúdos curriculares em três unidades temáticas presentes na BNCC: Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo, que serão obrigatórias em todos os anos do Ensino Fundamental I e II, com aumento gradativo no grau de complexidade. Enquanto os PCN apresentavam quatro blocos temáticos: Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade e que eram trabalhados basicamente um em cada ano escolar. Conclusão: A proposta apresentada pela BNCC incentiva o letramento científico, estimulando os estudantes a exercitarem a observação, a experimentação e o seu espírito investigativo. As unidades temáticas propostas pela BNCC, quando trabalhadas em todos os anos escolares podem contribuir positivamente para o processo de formação integral dos estudantes. Diante do novo documento é necessário que os professores façam uma reflexão para a adequação de metodologias e processo avaliativo diante dessa nova abordagem.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Verderio, L. Álisson P., & Souza, L. C. A. B. (2020). PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTALA PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 89. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/509