UTILIZAÇÃO DE AQUÁRIO PÚBLICO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHECENDO AS ESPÉCIES DE PEIXES DO RIO XINGU

Autores

  • Mayllon Celyo de Souza Moura
  • Rayane de Arcanjo Torres
  • Maria José Lobato Abenassif
  • Letícia Lima Correia
  • Maria Aparecida de Lima Suzuki
  • Tatiana da Silva Pereira

Palavras-chave:

ensino de ciências, conservação, aquarismo, biodiversidade

Resumo

Introdução: O rio Xingu é um ambiente rico em diversidade de vida, no entanto, influenciada por ações antrópicas, suas condições naturais estão sendo alteradas, o que vem contribuindo para que algumas espécies endêmicas estejam presentes em listas de espécies ameaçada de extinção. Com isso, ações voltadas a sensibilização das pessoas em relação à conservação dessas espécies são de extrema necessidade. Os aquários podem se tornar uma ferramenta pedagógica para aproximar os estudantes de conceitos científicos relacionados ao ambiente aquático e sua fauna, destacando que os espaços não formais de ensino podem ser considerados ferramentas relevantes para a educação ambiental e científica. Objetivo: Com essa preocupação, esse trabalho teve o objetivo de promover a educação ambiental para estudantes do ensino fundamental, médio e superior das instituições de ensino de Altamira (PA) e região por meio de visitas ao aquário público. Material e métodos: O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Aquicultura de Peixes Ornamentais do Xingu (LAQUAX), na Universidade Federal do Pará, campus de Altamira. Roteiros de visitação foram elaborados de acordo com cada faixa etária (crianças, adolescentes e adultos), utilizando metodologias já existentes em centros de visitação biológica (zoológicos e aquários estaduais), adaptadas para o contexto regional e para as abordagens específicas dentro da escolaridade do público alvo. Monitores foram treinados para repassar informações gerais dos peixes e mediar a construção de conhecimento durante as visitas. Jogos didáticos foram montados previamente às visitações e foram utilizados ao final da visitação como meio de fixação do aprendizado. Resultados: As visitações no período de março de 2019 a fevereiro de 2020 foram de 311 (44%) de alunos do ensino fundamental, 292 (41%) de alunos do ensino médio e 108 (15%) de alunos do ensino superior. Nas visitas os monitores observaram que a maioria dos moradores da região possui pouco conhecimento a respeito de diversas espécies de peixe endêmicas do rio Xingu. Conclusão: Desse modo, as visitas guiadas à exposição juntamente com a aplicação dos jogos didáticos foram fundamentais para que os visitantes conhecessem mais sobre as espécies de peixes do rio Xingu e suas contribuições para o equilíbrio ecológico.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Moura, M. C. de S., Torres, R. de A., Abenassif, M. J. L., Correia, L. L., Suzuki, M. A. de L., & Pereira, T. da S. (2020). UTILIZAÇÃO DE AQUÁRIO PÚBLICO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHECENDO AS ESPÉCIES DE PEIXES DO RIO XINGU. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 112. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/533