PROCURA-SE MORCEGOS URBANOS
Palavras-chave:
Urbanização, Chiropteros, Molossidae, Emballonuridae, PhyllostomidaeResumo
A urbanização é um dos processos que pode alterar o padrão e o uso da terra. Transforma consideravelmente as paisagens e os habitats disponíveis para a vida selvagem. O crescimento contínuo de áreas urbanas resulta na substituição de habitats naturais por novos habitats. Estudos mostram que áreas urbanas causam a diminuição da diversidade, seja pela mudança e perda de habitat, por atropelamento em estradas ou pela introdução de espécies domésticas. Entretanto a urbanização pode vir a favorecer espécies, em especial as adaptadas a condições antrópicas. Conhecidas como ‘synurbic’ são muito frequentes em áreas urbanas e apresentam um bom resultado em ambientes alterados, como o aumento de temperatura, típicas de áreas urbanas. Algumas dessas espécies geralmente mostram características comportamentais ou até mesmo ecológicas que aparentemente são adaptadas para lidar com os desafios e oportunidades oferecidas por esse ambiente. Os morcegos, único mamífero com a capacidade de voo, se destacam por apresentar quase todos os comportamentos alimentares, desempenhando papeis chave no ecossistema e algumas espécies ‘synurbic’. Assim, o objetivo é analisar quais as espécies de morcegos são encontradas em construções antrópicas da cidade de Altamira-PA. Pôsteres foram publicados nas redes sociais com o tema “Procura-se morcegos!”, posteriormente a isso pessoas que tinham problemas com morcegos nos forros de casas ou em galpões entraram em contato conosco e assim era marcadas visita. Quando chegávamos nas residências, era visto quais espécies de morcegos habitavam ali. Adicionalmente e, se possível, era feito a coleta de alguns espécimes, para identificação. Também era feito uma breve conscientização sobre a importância ecológica e ambiental dos morcegos, tanto em áreas urbanas quando não urbanas e distribuído panfletos sobre curiosidades, importância ecológica e a transmissão de doenças. Ao total foram visitados 13 pontos dentro e ao redor da cidade de Altamira, PA. Em todos os pontos visitados, as espécies mais encontradas foram da família Molossidae, grupo recorrentemente observado em forros e construções antrópicas. Adicionalmente registramos as famílias Emballonuridae e Phyllostomidae, geralmente em locais próximos à vegetação e afastados da área urbanizada. Mesmo dentro da áreas urbanas e com todos os meios de informação é de extrema importância esse contato com a comunidade, disseminando assim o conhecimento científico sobre as espécies de morcegos e principalmente a relação desses animais com a transmissão de doenças como a raiva e o atual cenário que é sobre a pandemia do COVID-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.