SISTEMA CARDIOVASCULAR: O USO DA DINÂMICA DE GRUPO NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
anatomia, ensino de ciências e biologia, palavras cruzadas, sistema cardiovascularResumo
Introdução: Existe um consenso no meio acadêmico da necessidade de modificação do ensino de Ciências e Biologia na renovação das práticas metodológicas, com o intuito de contextualizar a participação do aluno no trabalho teórico articulado com o ato de ensinar, obtendo uma coerência na ação do discurso do professor. O uso de atividades lúdicas tem ganhado espaço como alternativa para mediar o processo de ensino e aprendizagem, principalmente na dinâmica em grupo. Nesse sentido, o ensino de Anatomia Humana na Educação Básica pode ser trabalhado de forma interativa com um Quiz e a construção de Palavras Cruzadas sobre o Sistema Cardiovascular. Objetivo: Objetiva-se que os alunos compreendam a funcionalidade do Sistema Cardiovascular e reconheçam as estruturas morfológicas, a fim de incitar o exercício da aprendizagem cognitiva e estabelecer relações sociais através da convivência grupal. Material e métodos: Aplicou-se o jogo na turma dos autores para que os discentes pudessem montar a Cruzadinha. A dinâmica possui um conjunto de peças para montar, sendo as letras, que formam as palavras contidas no tabuleiro. As peças possuem o tamanho 10 cm x 10 cm, sustentadas por papelão; enquanto a base pode ser feita de Tecido Não Tecido (TNT) com 4 m x 4 m. O tabuleiro contém as palavras Sistema e Cardiovascular como partida para encontrar as demais estruturas que compõem este sistema. A resolução da Cruzadinha só será possível com o acerto no Quiz, o qual deve ocorrer antes de cada tentativa. Ao acertarem uma questão, o grupo adquire o direito de preencher uma palavra do tabuleiro que está diretamente relacionada a pergunta respondida. As perguntas do Quiz e as palavras do tabuleiro devem contar com números ímpares para que haja um grupo vencedor; ganha o que completar o maior número de palavras ao final do jogo. Resultados: Os discentes se mostraram empolgados por ser uma dinâmica competitiva, discutindo entre eles sobre as respostas das perguntas. Várias deduções foram feitas e dúvidas foram geradas sobre alguns órgãos e as suas devidas funções no corpo humano. Logo, os objetivos da atividade foram alcançados. Conclusão: Percebe-se que a utilização de métodos lúdicos tem alta eficácia no aprendizado dos discentes, elevando a interação entre teoria científica e construção do conhecimento em grupo. Ao utilizar o jogo, houve a busca dos conhecimentos prévios estimulados pela competitividade dos alunos, os quais somaram entre si suas experiências e chegaram juntos no entendimento geral do conteúdo proposto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.