O QUE SOU?: UMA FORMA DINÂMICA DE APRENDERSOBRE OS SISTEMAS ESQUELÉTICO E MUSCULAR
Palavras-chave:
jogo lúdico, músculo, nomenclatura, osso, sistema locomotorResumo
Introdução : O estudo do corpo humano geralmente é visto como assunto muitocomplexo, por isso é fundamental o professor dividir os conteúdos em etapassequenciais, para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Seguindo este pensamento,é de suma importância a abordagem sobre o Sistema Esquelético e Muscular de formalúdica, pois são conteúdos que necessitam de maior atenção devidas as variadasnomenclaturas existentes. Objetivo: Objetiva-se fazer com que os alunos compreendama organização e funcionamento do próprio organismo, para identificarem as estruturas eindicarem a nomenclatura correta dos membros do Sistema Locomotor. Material emétodos : A atividade é inspirada no jogo "Eu sou...?" adaptado para o SistemaLocomotor. O jogo foi realizado, no segundo semestre de 2019 durante a disciplinaInstrumentação para o Ensino de Ciências, em uma turma de 6º período de CiênciasBiológicas Licenciatura da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre.O jogo consiste na colagem de papéis adesivos na testa de cada aluno com o nome deum músculo ou osso para tentarem descobrir qual estrutura eles são. As perguntas sópodem ser respondidas com "sim" ou "não". Serão chamados dois alunos por vez nafrente da sala para descobrirem qual estrutura eles são. Ganha o aluno que descobrirprimeiro qual estrutura ele é, ou seja, qual osso ou músculo. Algumas dicas: instruí-los aperguntar se eles são um músculo ou um osso, pois dependendo da resposta outrasperguntas poderão ser feitas; aconselhá-los a perguntar quais característicasmorfológicas a estrutura tem, por exemplo, se for músculo, qual tipo de contraçãopossui (voluntária ou involuntária) e se for osso, qual posição se encontra (cabeça,tronco ou membros). Resultados : Pôde-se observar o entusiasmo dos participantes emcada rodada ao tentarem adivinhar as estruturas. A turma preferiu realizar uma rodadafinal coletiva com os participantes anteriores, onde todas as estruturas foramdescobertas, além de ter surgido uma maior interação entre os alunos. Logo, propõe-seque esta atividade seja aplicada em grupo. Detectou-se algumas dificuldades, como falara nomenclatura correta das estruturas: sabiam a posição da estrutura e nome popular,menos os nomes anatômicos. Conclusão: Conclui-se que a aplicação da atividadeproporcionou o entendimento lúdico-mútuo-coletivo sobre o Sistema Locomotor. Destaforma, o jogo em questão só agregou na construção do conhecimento dos alunos sobre oconteúdo a partir das suposições feitas durante as rodadas jogadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.