OS DIÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO, FORMAÇÃO E AÇÃO DE PROFESSORES NO PETCIÊNCIAS
Palavras-chave:
Diário de Formação, Formação de Professores, Ensino de Ciências, Reflexão críticaResumo
A formação de professores, entendida como processo, possui uma estrutura conceitual de disciplina, pois ainda que interdependente da teoria do ensino, do currículo, da escola, apresenta características específicas que a distinguem de outras disciplinas do arco didático. Dada sua importância, acreditamos que é por meio do diário de formação (DF) que o licenciando/professor em formação inicial poderá compreender os processos que perpassam seu processo formativo relatando suas vivências, rememorando sobre sua prática docente e transformando-as em experiências. O objetivo desta pesquisa é investigar o processo da Investigação-Formação-Ação(IFA) como meio/processo de desenvolvimento de aprendizagens na formação inicial, a partir da análise dos DF dos licenciandos participantes do Programa de Educação Tutorial(PET), Subprojeto (PETCiências), da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Assim, foi realizada uma análise temática qualitativa dos conteúdos de 77 excertos de 13 DF de licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química. O total de 77 excertos foram analisados em três categorias: i) conteúdo de reflexão, ii) os níveis de reflexão e iii) os tipos de reflexão presentes nas narrativas, evidenciamos o papel do DF como facilitador no processo de IFA. Primeiramente foi analisado o conteúdo de reflexão, que apresentou cinco subcategorias: Iniciação à docência/Constituição docente, Metodologia de ensino, Educação, Pesquisa e Experimentação. Logo depois, analisamos os níveis de reflexão: Descritivo, Explicativo/Analítico e Reflexivo/Valorativo. Por último, verificamos os tipos de reflexão: Introspecção, Exame e Indagação. A partir dos resultados obtidos, afirmamos que o programa PETCiências promove a IFA, participando ativamente na escola e incentivando as reflexões através do DF. É evidente o uso do diário de formação e as possibilidades que este instrumento oferece na reflexão sobre os processos de formação inicial em Ciências. Acreditamos que o uso do diário e a produção das narrativas potencializam e ampliam a reflexão que desenvolvem e esta é uma categoria formativa dos professores no processo de IFA, dado que a reflexão crítica é um caminho formativo que pode ampliar as condições de formação e de docência em Ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.