O PENSAMENTO CRÍTICO: ESTUDO COMPARATIVO DAS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO BRASIL, COLOMBIA E PORTUGAL

Autores

  • Letiane Lopes da Cruz
  • Naiara Berwaldt Wust
  • Roque Ismael da Costa Gullich

Palavras-chave:

pensamento racional, metodologias de ensino, didática, reflexão crítica

Resumo

Introdução: O Pensamento Crítico (PC), vem sendo considerado essencial para o ensino de Ciências, tendo como propósito a formação de cidadãos críticos, alfabetizados cientificamente, mas para que isso ocorra é fundamental o uso de metodologias de ensino/estratégias didáticas que desenvolvam o PC em suas aulas. Objetivo: A partir disso, este estudo visou analisar e comparar estratégias de ensino que promovam uma formação crítica em Ciências, a partir de um comparativo a cerca da promoção do PC em Ciências em contexto brasileiro, colombiano e português. Material e métodos: Desta forma, a presente pesquisa em ensino de Ciências possui abordagem de cunho qualitativo, do tipo documental, realizada com seis Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental (LDCEF) que abordam o conteúdo diversidade biológica de três países, sendo dois de cada, a saber: Brasil, Colômbia e Portugal, buscando identificar/comparar estratégias didáticas presentes em Livros Didáticos (LD) desses países, em relação ao potencial para desenvolver a promoção do PC. Resultados: As atividades didáticas que possuem apenas o intuito de informar o conteúdo, foram classificadas na categoria Informativa (Informação Adicional; Nota Explicativa; Resumo- Síntese; Leitura; Informações Complementares); as atividades que possuem um potencial para gerar a reflexão, autonomia, entre outras competências do PC, estão na categoria Exploratória (Exercício; Experimento; Referências da Web; Estudo de Texto; Problematização; Atividade; Mapa Conceitual; Organização de ideias; e Interpretação de texto), já as atividade que representam acentuadamente a intenção de promoção do PC estão agrupadas na categoria Reflexiva/Crítica (Abordagem de CTSA; Trabalho em grupo; Atividade pedagógica; Pesquisa; Mapa Conceitual; e Oficina de Ciências ). Entre as comparações realizadas, estratégias didáticas em maior grau de similaridade entre os LD analisados, estão classificadas como exploratórias (experimento, exercícios, atividades), sendo considerado um resultado satisfatório, pois estratégias didáticas desse cunho apresentam um potencial de promover o PC, mas dependem da mediação do professor para tanto. Já em relação as estratégias didáticas mais eficientes para a promoção do desenvolvimento do PC que foram analisadas na categoria Reflexivas/ Críticas, encontramos apenas Abordagem de CTSA, como sendo atividade didática similar nos LDCEF dos três países comparados. Conclusão: Enfatizamos a necessidade de inserção de maior número de estratégias didáticas de carácter reflexivo/crítico nos LDCEF para potencializar o desenvolvimento do PC em Ciências, o qual é essencial para formar sujeitos alfabetizados cientificamente e capacitados para atender às demandas que as sociedades irão lhes impor: no Brasil, na Colômbia e em Portugal.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Cruz, L. L. da, Wust, N. B., & Gullich, R. I. da C. (2020). O PENSAMENTO CRÍTICO: ESTUDO COMPARATIVO DAS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO BRASIL, COLOMBIA E PORTUGAL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 70. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/489