O USO DO JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO SOBRE HPV NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
HPV, recurso didático, prevençãoResumo
Introdução: Atualmente, mudanças socioculturais importantes influenciam no início precoce das relações sexuais, assim como no aumento da multiplicidade, rotatividade e opções sexuais dos parceiros. Adolescentes de modo geral costumam ser vulneráveis a comportamentos de risco para aquisição de infecções sexualmente transmissíveis (IST), devido à falta de orientações corretas sobre a atividade sexual. Os jogos didáticos são considerados ferramentas ideais da aprendizagem, pois permitem a aproximação do conteúdo, antes abstrato, com a realidade do aluno, trazendo-o a refletir e relacionar o material trabalhado com a sua vivência. Objetivo: Analisar como a utilização de um jogo didático contribui no processo de ensino e aprendizado dos alunos, acerca do Papilomavírus Humano (HPV). Material e métodos: A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com 47 alunos de duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal da cidade de Altamira/PA. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: questionários A (prévio) e B, roda de conversa e jogo didático. Os dados coletados das atividades foram submetidos a uma análise descritiva por meio de categorias criadas de acordo com as perguntas dos questionários, as respostas descritas, números amostrais e percentuais, submetidos a uma análise descritiva. Resultados: Os resultados adquiridos nos questionários A apontaram para a falta de conhecimentos e informações acerca da temática HPV. No questionário B, após a roda de conversa e o jogo didático, mostrou mudanças conceituais significativas em relação aos conhecimentos relativos à forma de prevenção, sintomas e vacinação. Contudo, o jogo didático realizado foi um recurso importante para o processo de ensino e aprendizagem, pois estimulou o desenvolvimento de habilidades como: oralidade, cognição, saber trabalhar em equipe, socialização, além de proporcionar uma interação entre o sujeito e o objeto. Conclusão: Percebemos que a utilização de um jogo contribui no processo de construção de conhecimentos dos alunos em relação à sexualidade e ao correto modo de agir. Ao tratar de um tema tão delicado e importante para os adolescentes é fundamental sensibilizar e conscientizar esse público em relação às IST, principalmente o HPV. Dessa forma uma série de ações educativas, como uso de preservativos, vacinação e a inclusão de conteúdos sobre essa temática nos currículos escolares, nos faz refletir como o espaço escolar é fundamental para formação de sujeitos críticos, empoderados e conscientes em buscar um modo de vida adequado e a promoção de sua saúde.
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