MAPEAMENTO DOS USOS DO MANGÁ E ANIME NAS PÓS GRADUAÇÕES STRICTO SENSU BRASILEIRAS DE ENSINO E EDUCAÇÃO – APONTAMENTOS E PERSPECTIVAS.

Autores

  • Ana Isabelle Santana Baptista
  • Fernanda Sant’ana Pereira-Silva
  • Bruna Navarone Santos
  • Anunciata Cristina Marins Braz Sawada
  • Sheila Soares Assis

Palavras-chave:

Arte sequencial, estado da arte, interdisciplinaridade

Resumo

Introdução: As decorrentes mudanças no cenário social e tecnológico obrigam os educadores a constantemente atualizarem o modo de ensinar. Assim, o uso de mídias alternativas no contexto escolar emerge como recurso auxiliar, capaz de complementar o processo de ensino-aprendizagem. Por conseguinte, o uso das imagens e mídias surge como desafio para os educadores e instituições de ensino. A BNCC de 2018 reforça a necessidade de que o estudante brasileiro entre em contato com diferentes gêneros artísticos e literários. Portanto, o mangá e o anime se caracterizam como importantes objetos nesse sentido. Objetivo: Mapear o estado da arte sobre o emprego do Mangá e Anime como objeto de pesquisa nas pós graduações Stricto sensu brasileiras de Ensino e Educação. Material e métodos: A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo “estado da arte”. Para tal, realizamos um levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, buscando os termos “Mangá”, “Anime” e “Animangá” e refinando a busca para as áreas de avaliação de Ensino e Educação. A fim de tornar o recorte ainda mais preciso, buscamos os mesmos termos dentro de cada trabalho. O levantamento foi realizado entre maio/julho de 2020, não havendo critério temporal de exclusão ou inclusão de trabalhos na revisão. Resultados: Foram selecionados 12 trabalhos, sendo duas teses e dez dissertações. Três trabalhos apareceram simultaneamente na busca dos termos “anime” e “mangá”, mas nenhum resultado foi encontrado pelo termo “animangá”. As pesquisas se concentram no sul e sudeste do país, e a obra que mais aparece sendo utilizada nos estudos é Naruto (Masashi Kishimoto). Os resultados foram encontrados entre 2007 e 2019. Conclusão: Apesar da utilização de mangás e animes como recurso de ensino ter seus benefícios apontados por diversos trabalhos, constatamos que ainda é escassa a exploração deles em pesquisas de pós graduação no Brasil. A importância do aumento dessas é nítida, uma vez que as mídias são capazes de trazer melhores resultados na aprendizagem dos alunos do ensino básico. A forma lúdica contemplada nesses materiais pode ser considerada uma importante estratégia para a abordagem de conteúdos complexos no ensino, além de ser um estímulo para conteúdos e disciplinas que crianças e jovens não possuem um interesse aguçado. Sendo assim, o emprego de mangás e animes na sala de aula e, consequentemente, o desenvolvimento de pesquisas no campo da Ensino e Educação permitiria uma melhor elucidação sobre o potencial destes materiais.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Baptista, A. I. S., Pereira-Silva, F. S., Santos, B. N., Sawada, A. C. M. B., & Assis, S. S. (2020). MAPEAMENTO DOS USOS DO MANGÁ E ANIME NAS PÓS GRADUAÇÕES STRICTO SENSU BRASILEIRAS DE ENSINO E EDUCAÇÃO – APONTAMENTOS E PERSPECTIVAS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 58. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/477

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)