Temas emergentes a partir do animê Parasyte: possibilidades para uma abordagem integrada da parasitologia

Autores

  • Sheila Soares Assis
  • Ana Isabelle Santana Baptista
  • Fernanda Sant’ana Pereira-Silva
  • Anunciata Cristina Marins Braz Sawada

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Animê no ensino, Parasitologia

Resumo

Animês e mangás são produtos culturais cada vez mais presentes no cotidiano de crianças e de adolescentes. Em sua estrutura conservam características tais como enfoque nas expressões dos personagens e no contexto em que estes estão envolvidos como, por exemplo, cenas de combates. Nas últimas três décadas, animês e mangás se popularizaram no Brasil. Questões científicas e biológicas também encontraram espaço em materiais deste tipo. Ao mesmo tempo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica que a área do conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias deve lançar mão de recursos que capazes de estimular os estudantes aos conteúdos curriculares. Em relação à disciplina de Biologia o estudo de parasitos e sua relação ecológica é tema recorrente. No entanto, em estudos que tiveram como objeto de análise livros didáticos, os autores verificaram que o tema tem sido tratado privilegiando a memorização de nomes de doenças e seus efeitos maléficos dos parasitas nos organismos vivos. Há uma lacuna no que diz respeito a uma abordagem integrada e ecossistêmica sobre o tema. Desta forma, a parasitologia no ensino básico é comprometida. Objetivamos mapear os temas de interesse biológico presentes nos episódios do animê Parasyte (Kiseijū - 寄生獣) e refletir sobre a potencialidade de uma abordagem ecossistêmica da Parasitologia. O estudo se caracteriza como qualitativo. Os episódios da primeira temporada do animê Parasyte foram assistidos e as cenas que remetiam à conceitos biológicos, relações ecológicas, anatomia e fisiologia de organismos vivos foram anotadas. Além disso, buscou-se refletir sobre o potencial emprego da obra no ensino formal voltada à abordagem do tema da parasitologia no ensino médio. Parasyte teve origem no mangá escrito e ilustrado por Hitoshi Iwaaki, em 1988. Posteriormente, em 2014, foi lançado a versão animê da história. Além disso, foram produzidos dois filmes live action da série em 2014-2015. Atualmente, o animê Parasyte está no catálogo da plataforma de stream Netflix. Na história são expostas questões referentes à biologia molecular como fusão celular e mutação, bioética, fisiologia humana, relações ecológicas e o papel do ser humano no ambiente. Os temas abordados possibilitam, acima de tudo, a discussão da parasitologia de forma ecossistêmica e interdisciplinar. Frente a diversidade de questões presentes no animê Parasyte o material possui potencial de emprego no ensino formal, sobretudo, em um momento que se cobra do docente atividades criativas e que sejam capazes de envolver e mobilizar os estudantes para temas emergentes.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Assis, S. S., Baptista, A. I. S., Pereira-Silva, F. S., & Sawada, A. C. M. B. (2020). Temas emergentes a partir do animê Parasyte: possibilidades para uma abordagem integrada da parasitologia. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 103. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/523

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