ANÁLISE DE CARBONO TOTAL NAS ÁGUAS DO RIO GUAMÁ, BELÉM/PA
Resumo
Introdução: Dentre os aspectos ambientais afetados pelas atividades antrópicas, os recursos hídricos estão entre os que sofrem maior interferência direta e indireta. O Carbono total está presente no meio aquático e têm estrita relação com a capacidade de difusão que apresentam diversas dificuldades ao sequestro de CO2. Ademais, as diversas formas carbono, estão fundamentalmente relacionadas com o pH do meio aquático. Objetivo: O presente estudo apresenta a relação do Carbono Total com o efeito da sazonalidade amazônica, o relacionando com variáveis abióticas como: turbidez, alcalinidade e pH, para verificar a influência deste nas águas do rio Guamá. Material e métodos: As amostras foram coletadas em profundidade de até 30 cm da superfície na margem direita do rio Guamá, em quatro estações de amostragem, no município de Belém, e foram preservadas conforme descrito em Standard Methods of Water and Wastewater, da agência americana APHA do ano de 1992. Obtiveram-se os valores de turbidez utilizando um colorímetro da HACH DR890, para pH utilizou-se uma sonda da AKSO AK90, para alcalinidade foi utilizado o método titulométrico e o carbono total foi calculado conforme descrito por Copain-Montégút & Raimbault em 1994. Resultados: Os valores encontrados foram os seguintes médias e desvio padrão respectivamente para períodos de menor pluviosidade (setembro/2018) e maior pluviosidade (março/2018), turbidez (81,25±4,99 e 94,00±14,85 UNT), alcalinidade (11,15±2,52 e 9,50±1,00 mg.L-1 de CaCO3), pH (5,9±0,27 e 5,75±0,58) com carbono total (168,25±50,26 e 193,39±26,24 μmol.kgSW-1). Os resultados dos parâmetros físico-químicos obtidos nas amostragens no rio Guamá no período estudado, se apresentaram regulares de acordo com a resolução CONAMA nº357 de 2005 e os valores de Carbono total se mostraram associados aos períodos sazonais, inversamente associado ao pH e os valores observados são típicos de áreas populosas. Conclusão: A análise do trecho avaliado do rio Guamá constatou-se que o presente corpo hídrico mantém suas características, afirmado a partir da comparação com estudos para a região. Contudo, as atividades antrópicas merecem monitoramento e controle, visto o possível aumento processos aquáticos biogênicos envolvendo a oxidação da matéria orgânica e processos ligados ao CO2 atmosférico/solo, que podem contribuir para o agravamento do aquecimento global.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.