VARIAÇÕES DE PARÂMETROS ABIÓTICOS NAS ÁGUAS DO RIO GUAMÁ, BELÉM (PA)
Resumo
Introdução: o rio Guamá é um dos principais corpos hídricos da Região Metropolitana de Belém (RMB); é utilizado pela comunidade local para cumprir atividades rotineiras, como a locomoção e/ou o consumo direto, porém, tem um destaque primordial pois faz parte do sistema de abastecimento de água para parte da população da RMB. Objetivo: o objetivo deste estudo foi avaliar as oscilações nos dados de temperatura, pH, condutividade elétrica e ferro, durante os períodos menos chuvoso (setembro) e mais chuvoso (março) da região. Material e métodos: as amostras foram coletadas ao longo do rio Guamá, na cidade de Belém (PA), nos dias 21/09/2018 e 10/03/2019. Durante a coleta foram obtidos dados de temperatura, pH e condutividade elétrica com pHmetro da marca AKSO, modelo AK90. Para obter a concentração de ferro, as amostras de água foram transportadas para o Laboratório de Química Ambiental, da Universidade Federal Rural da Amazônia, e foi obtida por espectrofotometria com utilização do espectro da marca Hanna, modelo HI-83200 e método fenantrolina. Resultados: os dados de temperatura oscilaram entre 27,6°C (março) e 30,8°C (setembro), com os menores valores observados no período mais chuvoso da região. Também neste período foram detectados os menores valores para o pH e a condutividade elétrica. O pH oscilou entre 5,7 e 6,2, valores esperados para as águas da região. Em relação à condutividade elétrica, os valores foram de 20 μS.cm-1 a 42,5 μS.cm-1, típicos de água doce. Para o ferro, a concentração variou de 0,05 mg.L-1 a 0,66 mg.L-1, com os maiores valores detectados no período chuvoso da região. A Resolução do CONAMA nº 357/2005, classe II, estabelece o valor de máximo de 0,3 mg.L-1 para o ferro, o que indica um transporte deste elemento pelas águas das chuvas para as águas do rio Guamá; ressalta-se, também, que a geologia local favorece concentrações altas do ferro. Conclusão: a sazonalidade tem influência nas variáveis estudadas nas águas do rio Guamá, desta forma é necessário um monitoramento das águas desse rio tão importante para a comunidade local, o que irá fornecer informações que servirão para subsidiar decisões para proteção desse corpo hídrico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.