ARMADILHAS COM ISCAS E ALTURAS DISTINTAS INFLUENCIAM A CAPTURA DE MOSCAS CALLIPHORIDAE E MESEMBRINELLIDAE?
Resumo
As moscas são indicadoras de alterações antrópicas, respondendo rapidamente aos impactos ambientais em diferentes ecossistemas, além de serem importantes no processo de decomposição de matéria orgânica. Apresentam hábitos variados, como as espécies de Calliphoridae e Mesembrinellidae, cujas atratividades são mediadas por recursos disponíveis para alimentação e/ou oviposição. Fatores abióticos como a cobertura vegetal também influenciam a atratividade. O conhecimento da influência de recursos alimentares ou reprodução e a existência de uma possível estratificação para a atratividade de moscas na altura do solo ou dossel das florestas ainda é muito escasso. Assim, foi avaliado se armadilhas com dois tipos de iscas em dois estratos da floresta afetam a riqueza e abundância de moscas Calliphoridae e Mesembrinellidae. Para isso, foram utilizadas 20 árvores, com pelo menos 200m umas das outras, onde foram expostas as armadilhas em três períodos do ano, em área de várzea de Floresta Amazônica no município de Mazagão-AP. Cada árvore recebeu armadilhas a 0,6m (baixa) e a 10m (alta), com isca de pulmão bovino e banana. As iscas foram alternadas entre as árvores e as armadilhas ficaram expostas durante 48h (N=120). Foi coletado um total de 14 espécies e 1.173 indivíduos, sendo 10 e 962 califorídeos (média de cinco e 15 por armadilha) e quatro e 211 mesembrinelideos (média de duas e três por armadilha). Dentre as espécies registradas, 13 (92%) foram coletadas em todas as iscas e alturas. A maior abundância foi registrada nas armadilhas baixas, na isca de pulmão, para Calliphoridae e também nas armadilhas baixas, na isca de banana, para Mesembrinellidae com 404 (41%) e 63 (29%) indivíduos, respectivamente. Foi observado que, para Calliphoridae, a altura e isca influenciam, com uma maior riqueza e abundância de moscas em iscas de pulmão e em armadilhas próximas do solo. Esse padrão pode estar relacionado a preferência dessas moscas por substratos com maior teor proteico em decomposição para maturar seus ovócitos e alimentar seus imaturos. Esse substrato é facilmente encontrado no solo, como carcaças de animais mortos. Em Mesembrinellidae, as iscas ou as alturas utilizadas não influenciaram a riqueza e abundância dessas moscas. Isso está relacionado a generalidade desse grupo, que apresenta indivíduos que utilizam diferentes tipos de recursos e também características biológicas e reprodutivas. Portanto, conclui-se que os dípteros da família Mesembrinellidae não foram afetados pelas metodologias de coletas empregadas, mas estas foram importantes para moscas Calliphoridae, que predominaram nas armadilhas contendo iscas proteicas dispostas próximas ao solo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.