ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: GERMINANDO OLHARES
Resumo
Introdução: A alfabetização científica é o processo de ensinar a ler e interpretar a linguagem para explicar o nosso mundo, ou seja, pode ser considerada como uma das dimensões para potencializar alternativas que privilegiam uma educação mais comprometida. A germinação da semente de feijão é uma prática no ensino de ciências para anos iniciais e é o objeto deste estudo. Objetivo: analisar uma sequência didática de alfabetização científica entre os alunos das séries iniciais, com a germinação do feijão em uma turma do Ensino Fundamental I de uma escola estadual no município de Juína/MT. Material e métodos: A pesquisa teve caráter exploratório que busca o aprimoramento de ideias, e de natureza qualitativa, que visa ampliar e ter maior intimidade com as informações de determinado assunto. Os dados foram coletados através de entrevista à professora, ao caderno de campo e da observação participante durante a aplicação da sequência didática e analisados à luz da análise de conteúdo. Resultados: Este trabalho foi desenvolvido na sala do no 1º ano do 1º segmento do Ensino Fundamental I (anos iniciais) em uma escola pública, abordando uma sequência didática sobre germinação e as fases de desenvolvimento da planta, neste caso o feijão carioca tradicional (Phaseolus vulgaris). A semente foi escolhida por ser de fácil acesso dos alunos e pela simples e rápida germinação, o que foi bastante importante para aguçar a percepção científica, ou seja, a curiosidade dos alunos, durante o processo. Alguns esboçaram interesse em desenvolver no ambiente familiar a mesma experiência com outras plantas, como o caso de duas alunas que posteriormente entraram em contato com a professora para oferecer uma muda de outro vegetal, que elas haviam plantado. Desta maneira, percebemos que as ações realizadas tornaram-se significativas para os alunos, o que ampliou o entendimento sobre os vegetais, integrando a alfabetização científica no processo do ensino de ciências. Para a turma do 1º ano a sequência didática encerrou após os registros realizados pelos alunos com a observação da germinação e do crescimento, bem como o plantio de outras mudas ornamentais as quais foram levadas para o ambiente familiar. Conclusão: O processo de ensino e aprendizagem possui inúmeras possibilidades e a alfabetização científica deve ser levada em consideração nos planejamentos do ensino de ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.