ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: GERMINANDO EM OUTRAS TERRAS

Autores

  • Juliana Marta Damiani Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso
  • Madalena Luiza Fogliarini SAVICZKI
  • Célia Cardoso de Sá
  • Fabiana Vieira Cinta Larga
  • Frederico Mazieri de Moraes
  • Victor Luiz Duarte Rigotti

Resumo

Introdução: O ensino de Ciências promove entre os educandos uma postura científica de elaborar hipóteses, coletar dados e investigar os problemas, dando autonomia ao apresentar soluções e mudanças em seu meio. Desta forma, “o processo de alfabetização em ciência é contínuo e transcende o período escolar, demandando aquisição permanente de novos conhecimentos”. Objetivo: analisar uma sequência didática de alfabetização científica, com a germinação e observação das fases de desenvolvimento e necessidades da planta em uma turma dos anos inicias de uma escola estadual no município de Juína/MT. Material e métodos: A pesquisa teve caráter exploratório que busca o aprimoramento de ideias, e de natureza qualitativa, que visa ampliar e ter maior familiaridade com as informações de determinado assunto. O trabalho foi desenvolvido em uma sala de 2º ano do 1º segmento do Ensino Fundamental I (anos iniciais) em uma escola pública. Os dados foram coletados através de entrevista à professora, análise do caderno de campo e observação participante durante a aplicação da sequência didática, analisados à luz da análise de conteúdo. Resultados: Para desenvolver a sequência didática foi escolhido a semente de feijão carioca tradicional (Phaseolus vulgaris), por ser de fácil acesso dos estudantes e pela germinação ser simples. Para início da atividade assistiram a um vídeo que mostra o crescimento em ritmo acelerado das plantas, em seguida realizaram o plantio do feijão com diferentes variáveis controladas (tipos de solo, diferente irrigação e luminosidade) com parceria de monitores. A realização da atividade pelos próprios alunos desenvolveu o interesse científico e aguçou a curiosidade dos mesmos, de maneira que perceberam a diferença no desenvolvimento das plantas, ao observar um broto da planta que cresceu menos e um outro que ficou amarelo, relacionando as situações com a quantidade de água e luminosidade ofertadas ao vegetal. Após este momento de apreciação, os alunos relacionaram com as plantas da casa dos pais e dos avós. A culminância interdisciplinar (ciências, língua portuguesa e artes) foi através da contação do clássico da história do “João e o pé de feijão” de Joseph Jacobs e a confecção do castelo que faz referência à história com o feijão jovem em garrafa pet. Conclusão: Compreendemos que uma proposta pedagógica alicerçada com as premissas da alfabetização científica podem transformar e ampliar a visão crítica, nesta pesquisa a germinação do feijão.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Damiani, J. M., Fogliarini SAVICZKI, M. L., Cardoso de Sá, C. ., Vieira Cinta Larga, F., Mazieri de Moraes, F. ., & Duarte Rigotti, V. L. . (2020). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: GERMINANDO EM OUTRAS TERRAS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 13. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/347

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