APLICAÇÃO DIDÁTICA DO JOGO FOLDIT NO ENSINO DE DESIGN E EDIÇÃO DE PROTEÍNAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/3447

Palavras-chave:

Biologia computacional, Ensino, Proteínas

Resumo

Introdução: A simulação computacional de biomoléculas corresponde a uma importante ferramenta no processo de design e edição de proteínas, cujas técnicas podem ser utilizadas para projetar moléculas de interesse biológico e industrial. Entre os softwares utilizados atualmente para projetar novas proteínas está o Foldit®, uma importante ferramenta de pesquisa que ocorre na forma de jogo aberto para o público. Objetivos: a atual pesquisa propõe a utilização de quebra-cabeças do modo educacional do jogo Foldit® como ferramenta de ensino para o design e edição de proteínas. Material e métodos: Inicialmente foram solucionados e analisados os 39 quebra-cabeças dos 11 níveis do modo educacional do Foldit®. A seguir, foram selecionados os desafios mais relacionados com o design e edição de proteínas. Por fim, foi discutido como cada quebra-cabeça selecionado pode ser utilizado no ensino de design e edição de proteínas. Resultados: Foram seleciona-dos os seguintes seis quebra-cabeças do modo educacional do Foldit®: Intro to design, Swappin’ sidechains, Covid-19 spike binder, DNA and protein, Sequence preference e Cut and move. A partir da análise de cada desafio, foram sugeridas propostas para sua aplicação em sala de aula no ensino de design e edição de proteínas. Conclusões: Os seis quebra-cabeças selecionados do modo educacional do Foldit® mostraram-se adequados para serem utilizadas como ferramenta pedagógica para introduzir o aluno ao design e edição de proteínas. O fato de os desafios ocorrerem em um ambiente de jogo pode ser considerado um importante fator motivador para o processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Renato Massaharu Hassunuma, Universidade Paulista, Campus Bauru

Professor Titular do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP do Campus Bauru

Wilson Massashiro Yonezawa, Departamento de Computação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP Faculdade de Ciências - Campus Bauru

Professor Assistente do Departamento de Computação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Faculdade de Ciências - Campus Bauru

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Publicado

2022-08-18

Como Citar

Hassunuma, R. M., & Yonezawa, W. M. (2022). APLICAÇÃO DIDÁTICA DO JOGO FOLDIT NO ENSINO DE DESIGN E EDIÇÃO DE PROTEÍNAS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1–12. https://doi.org/10.51189/rema/3447

Edição

Seção

Artigos Originais