EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NOS PROCESSOS DE COLETA SELETIVA VOLTADOS PARA OS RESÍDUOS SÓLIDOS DA LOJA DE ACESSÓRIOS E ELETRÓNICOS EDCELL EM RIACHO DE SANTANA – RN

Autores

  • Daniel Alves da Silva
  • Antônio Hugo Costa Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/3420

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, Coleta seletiva, Educação ambiental

Resumo

Introdução: Com o grande aumento da demanda quanto ao consumo de eletroeletrônicos nos últimos anos surgem também preocupações quanto ao conhecimento sobre como esses produtos são descartados. A o direcionamento incorreto desses materiais traz uma série de consequências, podendo ser ambientais e também voltadas à saúde humana. No empreendimento foi detectada a geração dos principais resíduos sólidos oriundos da coleta seletiva conforme a Resolução CONAMA nº 275/2001 descreve. Atualmente, o município possui apenas três lojas de acessórios e eletrônicos, por ser uma cidade de pequeno porte e estar em desenvolvimento comercial a longo prazo. Objetivo: descrever a ação desenvolvida que possuiu os principais pontos observados: criar um Plano de Gestão de Resíduos no empreendimento, trabalhar a educação ambiental dos clientes no local sobre o tema destinação adequada dos resíduos recicláveis às áreas de competência. Metodologia: O material utilizado neste trabalho foram os coletores oriundos da coleta seletiva, produzidos através de matérias caseiros, como papelão, tesoura, papel adesivo, fita adesiva e impressão das descrições indicativas de cada cor respectiva ao resíduo reciclável, as aços se deram pela pesagem dos matérias coletados ao longo dos três meses de pesquisa e ao final foi elaborada uma planilha Excel aonde foi alimentada totalidade de cada resíduo coletado, como base teórica utilizou-se a Resolução CONAMA nº 275/2001 além de outros materiais complementares. Resultados: Observou-se através da pesagem dos matérias reciclados ao longo de três meses em sua totalidade que o material com maior peso coletado foi o plástico com 15kg, em seguida vem o metal com 11,5kg, o papel com 11kg e por fim o vidro com 10kg. Posterior a pesagem foi efetuada a destinação adequada dos resíduos recicláveis coletados às áreas de competência, exemplo: cooperativas, associações, catadores que possam dar a destinação final adequada para a realização da logística reversa. Conclusão: Conclui-se neste trabalho que existe a percepção dos clientes em relação a coleta seletiva do empreendimento e pode ser implementado um Plano de Gestão de Resíduos no Local, trazendo maior qualidade ambiental neste aspecto para o empreendimento.

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Silva, D. A. da ., & Nascimento, A. H. C. . (2022). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NOS PROCESSOS DE COLETA SELETIVA VOLTADOS PARA OS RESÍDUOS SÓLIDOS DA LOJA DE ACESSÓRIOS E ELETRÓNICOS EDCELL EM RIACHO DE SANTANA – RN. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente. https://doi.org/10.51189/rema/3420

Edição

Seção

Artigos Originais