EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NOS PROCESSOS DE COLETA SELETIVA VOLTADOS PARA OS RESÍDUOS SÓLIDOS DA LOJA DE ACESSÓRIOS E ELETRÓNICOS EDCELL EM RIACHO DE SANTANA – RN
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3420Palavras-chave:
Resíduos sólidos, Coleta seletiva, Educação ambientalResumo
Introdução: Com o grande aumento da demanda quanto ao consumo de eletroeletrônicos nos últimos anos surgem também preocupações quanto ao conhecimento sobre como esses produtos são descartados. A o direcionamento incorreto desses materiais traz uma série de consequências, podendo ser ambientais e também voltadas à saúde humana. No empreendimento foi detectada a geração dos principais resíduos sólidos oriundos da coleta seletiva conforme a Resolução CONAMA nº 275/2001 descreve. Atualmente, o município possui apenas três lojas de acessórios e eletrônicos, por ser uma cidade de pequeno porte e estar em desenvolvimento comercial a longo prazo. Objetivo: descrever a ação desenvolvida que possuiu os principais pontos observados: criar um Plano de Gestão de Resíduos no empreendimento, trabalhar a educação ambiental dos clientes no local sobre o tema destinação adequada dos resíduos recicláveis às áreas de competência. Metodologia: O material utilizado neste trabalho foram os coletores oriundos da coleta seletiva, produzidos através de matérias caseiros, como papelão, tesoura, papel adesivo, fita adesiva e impressão das descrições indicativas de cada cor respectiva ao resíduo reciclável, as aços se deram pela pesagem dos matérias coletados ao longo dos três meses de pesquisa e ao final foi elaborada uma planilha Excel aonde foi alimentada totalidade de cada resíduo coletado, como base teórica utilizou-se a Resolução CONAMA nº 275/2001 além de outros materiais complementares. Resultados: Observou-se através da pesagem dos matérias reciclados ao longo de três meses em sua totalidade que o material com maior peso coletado foi o plástico com 15kg, em seguida vem o metal com 11,5kg, o papel com 11kg e por fim o vidro com 10kg. Posterior a pesagem foi efetuada a destinação adequada dos resíduos recicláveis coletados às áreas de competência, exemplo: cooperativas, associações, catadores que possam dar a destinação final adequada para a realização da logística reversa. Conclusão: Conclui-se neste trabalho que existe a percepção dos clientes em relação a coleta seletiva do empreendimento e pode ser implementado um Plano de Gestão de Resíduos no Local, trazendo maior qualidade ambiental neste aspecto para o empreendimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.