EXPERIÊNCIAS COM A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIGITAL SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Autores

  • Fabiane Prusch

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/3254

Palavras-chave:

ENSINO, DIDÁTICA, SILVESTRES

Resumo

Introdução: a educação ambiental é um tema ainda pouco explorado e estudado no contexto do aprendizado acadêmico em cursos do eixo das ciências agrárias. O entendimento dos princípios que regem a conservação dos ecossistemas e seus componentes, como a fauna silvestre, é parte importante do processo de aprendizagem em educação ambiental, sendo um dos assuntos abordados no conteúdo programático da disciplina de Medicina de Animais Silvestres e Exóticos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A compreensão da sua importância requer sensibilização do ouvinte, para que esse seja capaz de estar atento aos problemas ambientais existentes na sociedade, ser empático ao ambiente que o cerca, e trabalhar como agente transmissor do conhecimento obtido. Para isso, o uso de materiais didáticos digitais constitui em um eficiente método de informação para os públicos-alvo desejados. Objetivo: relatar a experiência da elaboração de material didático digital com o assunto “fauna silvestre brasileira” por acadêmicos de medicina veterinária. Materiais e métodos: no ano de 2021, 72 alunos da disciplina de Medicina de Animais Silvestres e Exóticos do curso de Medicina Veterinária da UCS receberam a tarefa de elaborar, individualmente ou em duplas, um material digital (folder/cartaz) sobre educação ambiental relacionada à fauna silvestre brasileira, utilizando-se da ferramenta de edição de preferência. Era requisito o uso de imagens e linguagem de fácil compreensão. Resultados e discussão: obtiveram-se um total 40 materiais digitais. Em 38 deles foram apresentados temas como importância da preservação de primatas (7), carnívoros (7), marsupiais (5), abelhas (1), roedores (1) e xenartras (1), cuidados com aves silvestres (7), conservação de biomas e sua fauna (5), combate ao tráfico de animais silvestres (2), importância dos zoológicos (1) e impacto de atropelamentos (1). Os textos foram elaborados de forma sintética e as ilustrações refletiram o conteúdo, informando didaticamente o leitor, mostrando que a proposta de trabalho foi compreendida.  Apenas dois fugiram do tema. Conclusão: a construção do material digital sobre educação ambiental com foco em fauna silvestre teve boa aceitação e compreensão pelos acadêmicos, mostrando-se uma boa ferramenta para o aprendizado.

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Prusch, F. . (2022). EXPERIÊNCIAS COM A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIGITAL SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(4), 13. https://doi.org/10.51189/rema/3254

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro On-line de Ensino em Zoologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)