EXPERIÊNCIAS COM A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIGITAL SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3254Palavras-chave:
ENSINO, DIDÁTICA, SILVESTRESResumo
Introdução: a educação ambiental é um tema ainda pouco explorado e estudado no contexto do aprendizado acadêmico em cursos do eixo das ciências agrárias. O entendimento dos princípios que regem a conservação dos ecossistemas e seus componentes, como a fauna silvestre, é parte importante do processo de aprendizagem em educação ambiental, sendo um dos assuntos abordados no conteúdo programático da disciplina de Medicina de Animais Silvestres e Exóticos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A compreensão da sua importância requer sensibilização do ouvinte, para que esse seja capaz de estar atento aos problemas ambientais existentes na sociedade, ser empático ao ambiente que o cerca, e trabalhar como agente transmissor do conhecimento obtido. Para isso, o uso de materiais didáticos digitais constitui em um eficiente método de informação para os públicos-alvo desejados. Objetivo: relatar a experiência da elaboração de material didático digital com o assunto “fauna silvestre brasileira” por acadêmicos de medicina veterinária. Materiais e métodos: no ano de 2021, 72 alunos da disciplina de Medicina de Animais Silvestres e Exóticos do curso de Medicina Veterinária da UCS receberam a tarefa de elaborar, individualmente ou em duplas, um material digital (folder/cartaz) sobre educação ambiental relacionada à fauna silvestre brasileira, utilizando-se da ferramenta de edição de preferência. Era requisito o uso de imagens e linguagem de fácil compreensão. Resultados e discussão: obtiveram-se um total 40 materiais digitais. Em 38 deles foram apresentados temas como importância da preservação de primatas (7), carnívoros (7), marsupiais (5), abelhas (1), roedores (1) e xenartras (1), cuidados com aves silvestres (7), conservação de biomas e sua fauna (5), combate ao tráfico de animais silvestres (2), importância dos zoológicos (1) e impacto de atropelamentos (1). Os textos foram elaborados de forma sintética e as ilustrações refletiram o conteúdo, informando didaticamente o leitor, mostrando que a proposta de trabalho foi compreendida. Apenas dois fugiram do tema. Conclusão: a construção do material digital sobre educação ambiental com foco em fauna silvestre teve boa aceitação e compreensão pelos acadêmicos, mostrando-se uma boa ferramenta para o aprendizado.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.