VACINAS: UM ESTUDO EM RELAÇÃO A IMPORTÂNCIA COM MORADORES DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ
Resumo
Introdução: A vacina é um método fundamental para a prevenção de diversas doenças, porém, sua utilização ainda causa insegurança na população em decorrência das notícias e informações transmitidas sem embasamento científico. A sociedade contemporânea vivencia diversas situações em que é notável a importância de vacinas para promover o combate de enfermidades, como é o caso da pandemia do Covid-19, onde concentram-se esforços em busca do desenvolvimento de ferramentas de imunização. Com isso, deve-se aproveitar a presente situação para enfatizar a importância da criação de campanhas que transmitam conhecimento sobre a sua eficácia. Objetivo: Dessa maneira, o presente estudo tem como objetivo analisar a opinião de pessoas sobre o uso e a eficiência das vacinas. Material e métodos A pesquisa foi realizada com 25 moradores de municípios do oeste do Paraná, os quais responderam a um questionário. Resultados: Constatou-se que 100% dos entrevistados consideram de grande valia a vacinação, pois ela é responsável pela proteção à diversas doenças. Além disso, nenhum deixaria de tomar algum tipo de vacina que fosse recomendada e afirmaram que são fundamentais principalmente as de poliomielite e febre amarela. Verificou-se que 83% consideraram as atuais campanhas de vacinação insuficientes e que novos métodos para a sensibilização da população deveriam ser melhor estruturados e de acordo com a realidade da sociedade. O mesmo percentual de entrevistados afirmara que as vacinas perderam sua credibilidade por consequência da divulgação de falsas informações. Entretanto, 17% acreditam que a população ainda confia na efetividade da vacina. Conclusão: Portanto, os resultados obtidos revelaram que a sociedade ainda acredita na segurança da vacinação, contudo é importante salientar que muitas pessoas ainda deixam de fazer seu uso. Com isso, é de extrema notoriedade o papel do governo e das organizações de saúde para que haja uma melhor aplicação das campanhas realizadas bem como a implantação de leis coercitivas que, de certa forma, obriguem a população a vacinar-se.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.