REPENSAR O MODELO ECONÔMICO VIGENTE É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA
Resumo
Introdução: Este estudo aborda as relações natureza-sociedade. Objetivo: contribuir para o debate entre os diferentes saberes, visando o entendimento e a urgente necessidade de repensar o modelo econômico atual para o estabelecimento de novas lógicas de produção e consumo onde haja a agroecologia como forma de produção, o reaproveitamento integral dos alimentos, a economia circular e a validação de novas tecnologias que apontem para a vida. Material e métodos: Para esta análise, utilizou-se dados adquiridos através de pesquisa bibliográfica, documental e de sítios eletrônicos de órgãos oficiais. Resultados: Faz uma avaliação crítica do pensamento econômico tradicional, cuja lógica é movida por perpétua expansão de mercados e maximização de lucros a qualquer custo e evidencia seus danosos impactos nas dimensões biológicas e socioambientais. Introduz a perspectiva da economia ecológica como um campo de estudo transdisciplinar, que reconhece a interdependência da economia e dos ecossistemas naturais ao longo do espaço e tempo. Engendra uma apreciação de tendências no pensamento econômico-ecológico e de autores que as representam; ressaltando que no cenário de colapso atual em que o mundo se encontra, faz-se necessário redesenhar um modelo de desenvolvimento econômico com produção e consumo criteriosos, responsáveis, com respeito aos ecossistemas e à vida humana. Conclusão: Assim, este trabalho pode contribuir para uma análise dos efeitos decorrentes do paradigma expansionista e degradador a que o mundo está submetido, sugerindo maneiras efetivas de comunicar o conhecimento científico à sociedade na busca de mitigar lacunas atuais existentes entre ciência, setor produtivo e políticas públicas, que possam favorecer aos verdadeiros objetivos da sustentabilidade do planeta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.