INCIDÊNCIA DE NINHOS DE FORMIGAS CORTADEIRAS ASSOCIADAS A PLANTIO DE ACÁCIA-NEGRA E ÁREA DE VEGETAÇÃO NATIVA NO ECÓTONO ENTRE OS BIOMAS MATA ATLÂNTICA – PAMPA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3148Palavras-chave:
ACROMYRMEX, ATTA, FORMICIDAEResumo
Introdução: As formigas-cortadeiras merecem destaque dentre os problemas fitossanitários que atingem diferentes cultivos, devido aos danos econômicos que podem causar a plantios florestais e matas nativas. Objetivo: Assim, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento de ninhos de formigas-cortadeiras presentes em plantio de acácia-negra e uma área de vegetação nativa, localizadas em Santa Maria, região central do Estado do Rio Grande do Sul. Material e métodos: As coletas foram realizadas de julho a dezembro de 2020, em áreas pertencentes ao Centro de Pesquisa em Florestas. A área do plantio de acácia-negra possuía, nos meses de coleta, um ano de idade, composta por 600 árvores distribuídas em uma área de aproximadamente 0,3 ha. Para a área de vegetação nativa, foi selecionado um local com área semelhante à do plantio de acácia-negra. Para a coleta do material biológico, as áreas foram percorridas e foram observados a incidência de ninhos ou trilhas de formigas-cortadeiras. Resultados: Quando encontrados, eram coletados 10 espécimes de formigas-cortadeiras por ponto de coleta, as quais eram armazenadas em potes previamente esterilizados, para posterior identificação. Quanto ao plantio de acácia-negra, observou-se que na primeira coleta foram identificados quatro ninhos de formigas-cortadeiras do gênero Acromyrmex, e ao final das coletas, foram identificados seis ninhos de Acromyrmex e um ninho de Atta. Na área de mata nativa, a primeira coleta apontou cinco ninhos de Acromyrmex e um de Atta; no último mês, observou-se sete ninhos de Acromyrmex e dois de Atta. Possivelmente, o aumento da incidência de ninhos de formigas-cortadeiras nas diferentes áreas se deu devido ao aumento de temperatura com a proximidade dos meses de verão, tendo em visto que em temperaturas mais elevadas, tem-se uma maior atividade biológica dos insetos. Ainda, cabe destacar que o maior número de ninhos de formigas do gênero Acromyrmex está relacionado a maior incidência de espécies deste gênero do Estado do Rio Grande do Sul. Conclusão: Dessa maneira, verifica-se que a maior incidência de ninhos de formigas-cortadeiras ocorre em área de vegetação nativa. Outros estudos visando o monitoramento de ninhos de formigas-cortadeiras são importantes, a fim de se desenvolver estratégias de controle.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.