A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1714Palavras-chave:
BNCC, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLAResumo
Introdução: A busca por abordar temáticas contemporâneas e que se relacionam ao cotidiano dos indivíduos, bem como aos problemas que são latentes no contexto sócio-cultural do país, que os formam e atuam no seu dia a dia e na vida em sociedade, encontram-se ligados ao processo educacional. Objetivo: O trabalho se propõe a analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em sua última versão, realizando algumas reflexões referentes à inserção da Educação Ambiental - EA, dentro do que dispõe o documento, para as relações de ensino e aprendizagem nas escolas do país, realizando um debate sobre as possibilidades propostas para o desenvolvimento de uma consciência do sujeito em relação aos problemas ambientais. Material Método: Neste estudo apresentaremos uma pesquisa de base documental, com a análise quantitativa e qualitativa, da Educação Ambiental enquanto objeto do conhecimento na Base Nacional Comum Curricular, com olhares sobre a inserção da EA transversalmente, a partir de generalidades, bem como da EA em seu próprio fim. Resultado: Considerando a educação ambiental como um objeto do conhecimento, uma primeira análise sintática superficial basta, para nos colocar diante da problemática. Ao buscarmos o termo educação ambiental, o documento retorna 5 registros, que tão somente são citados em um trecho que afirma ser das escolas, o papel de incorporar uma lista de legislações, considerados temas atuais que podem afetar a vida humana. Conclusão: Neste sentido, começamos a refletir sobre o processo de construção, dessa base tão importante que vem guiando a formação do pensamento crítico dos educandos de nosso país. Compreendendo a BNCC como uma política que articula o processo de gestão educacional e curricular, não é exagero afirmar que, apesar da busca do documento, em integrar a EA transversalmente nos conceitos socioambientais e de sustentabilidade, a Educação Ambiental não é mencionada de forma explícita em quase 600 páginas, que objetivam guiar a construção dos valores dos adultos do amanhã. Valores que podem ser opressos, caso o docente por aspirações próprias não integre de fato o objeto do conhecimento ao planejamento de suas aulas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.